10 motivos para aproveitar o Festival Literário Internacional de Petrópolis nesta semana
Flipetrópolis acontece de 1° a 5 de maio no Palácio de Cristal, com autores renomados, sessões de autógrafos e atrações para crianças e adultos
Começa nesta quarta-feira (1°), a primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis. O evento acontece num dos principais cartões-postais da cidade, o Palácio de Cristal, até este domingo (5). E para te convencer a curtir o evento, reunimos nesta lista 10 motivos para aproveitar o Flipetrópolis.
Foto: W.Still
1. O evento é gratuito
Todas as atividades do evento são gratuitas. Inicialmente, o Festival disponibilizou a retirada de ingressos. Mas isto não será mais necessário. Dessa forma, quem fez a retirada de ingressos pode descartar. Para acesso aos debates, a entrada será por ordem de chegada.
São dois auditórios, sendo um deles com 400 lugares e o outro com 300. Após os debates, os autores seguem para a área de autógrafos.
Fotos: Nina Teresa/Agapo Ideias
2. A presença de autores renomados
Ao todo, serão mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais presentes no evento. Muitos deles que figuram nas listas dos mais vendidos do país ou vencedores de grandes prêmios da literatura, como é o caso de Carla Madeira, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, dentre outros!
Saiba mais: 10 grandes autores para conhecer no Festival Literário de Petrópolis, em maio
Fotos: Cris Cortez, Andressa Pufal/JC, Adenor Gondim e Lucas Seixas/Folhapress
3. O incentivo aos autores locais
Além destes, um dos destaques da programação do Flipetrópolis é a participação de escritores petropolitanos.
A programação local de mesas de debate conta com os autores Alessandra Fraguas, Anderson Machado Rodrigues Alves, Ataualpa Pereira, Carolina Freitas, Christiane Michelin, Cintia Garcia, Cleber Francisco Alves, Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte, Fabiano Cataldo, Fernando Costa, Filipe Graciano, Gerson Valle, Lu Chardelli, Lucas Ventura da Silva, Lúcio Gil, Marcelo Fernandes, Marco Aureh, Maurício Vicente Ferreira, Renata Aquino da Silva, Roseni Kuranyi e Shirley Vilhena.
Também a programação infantojuvenil conta com artistas da cidade, como os atores do Grupo de Teatro Livro Aberto, que apresenta um espetáculo repleto de imaginação, bom humor e música.
Além deles, participam da programação a escritora Catarina Maul, junto dos atores e músicos Simone Gonçalves e Guido Martini, e a contadora de histórias e mediadora de leituras Flávia Justen.
Saiba mais: Escritores e artistas petropolitanos ganham destaque no Festival Literário de Petrópolis
Carolina Freitas e Filipe Graciano. Fotos: Divulgação
4. A programação infantil
Outro destaque é a programação voltada para o público infantojuvenil, que contará com jogos poéticos, contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais e mesas-redondas, dentre elas, uma com a escritora Paula Pimenta, best-seller da literatura voltada para crianças e adolescentes.
Saiba mais: Flipetrópolis para crianças e adolescentes: confira a programação infantojuvenil do festival literário
Foto: Divulgação
5. As sessões de autógrafo
Além de poderem participar das mesas de bate-papo com os escritores, os leitores também poderão levar seus livros para serem autografados. As sessões acontecem após os debates, por ordem de chegada.
#Dica: a programação das sessões pode ser conferida clicando aqui.
Fotos: Nina Teresa/Agapo Ideias
6. A Livraria
E quem já não tiver os livros dos autores convidados poderão comprá-los na livraria que será montada no espaço. A livraria do Flipetrópolis tem área de 345m² e vai ocupar toda a estrutura dentro do Palácio de Cristal. São cerca de 30 mil livros à venda, incluindo obras de todos os autores que estão na programação. São mais de 6 mil títulos. Os preços estão a partir de R$ 9,90 (clássicos) e R$ 10 reais (infantis).
Foto: W.Still
7. A inédita Exposição Portinari para Crianças
Em sua primeira edição, o Flipetrópolis apresenta a exposição Portinari para Crianças, uma mostra que traz 42 obras do pintor Candido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira. Os trabalhos selecionados trazem crianças se divertindo e realizando atividades lúdicas com seus brinquedos, porém também representam as várias facetas que a infância pode ter, mostradas por obras que retratam questões sociais e culturais.
A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari. Totens com as representações dos trabalhos do artista estão dispostos no Palácio de Cristal e podem ser conferidos até o dia 5 de maio, data de encerramento do festival. As obras contam com QR Code para audiodescrição e libras.
Saiba mais: Palácio de Cristal recebe exposição educativa ‘Portinari para Crianças’
Fotos: Nina Teresa/Agapo Ideias
8. A acessibilidade
A fim de democratizar a participação da população, o evento, incluindo a exposição Portinari para Crianças e as redes sociais do Flipetrópolis, conta com acessibilidade, com rampas de acesso, espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros adaptados, intérprete de libras, descrição audiovisual das obras da exposição e placas indicativas.
Fotos: Nina Teresa/Agapo Ideias
9. As atrações musicais
Em paralelo ao Flipetrópolis, acontece também o 2º Festival Literário de Viola Caipira. De 2 a 4 de maio, os músicos Fabrício Conde, Marcos Assunção e Marco Lobo, curador da programação musical, farão shows, seminários e noite de autógrafos de seus livros.
As performances dos músicos acontecem sempre às 22h, no Palácio de Cristal, seguidas de encontros em formato de seminário e bate-papo.
Foto: Filipe Abras
10. As opções gastronômicas
Além de toda a programação artística e cultural, os visitantes poderão se deliciar com as diversas opções gastronômicas presentes no evento. Hamburguerias, cervejarias, lanchonetes e docerias já estão confirmadas no evento.
Foto: Ana Kutter
Pra anotar aí:
Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
Onde: Palácio de Cristal, R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis
Quando: de 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Horário de funcionamento:
- 1 de maio – quarta-feira – 13h30 às 23h
- 2 de maio – quinta-feira – 8h às 23h
- 3 de maio – sexta-feira – 8h às 23h
- 4 de maio – sábado – 9h às 23h
- 5 de maio – domingo – 10h às 18h
Programação Digital: YouTube, Instagram e Facebook
Mais informações: no site ou no Instagram @flipetropolis
Entrada gratuita
*Não é necessário retirar ingressos. O acesso é gratuito e por ordem de chegada, até a ocupação dos auditórios.