10 grandes autores para conhecer no Festival Literário de Petrópolis, em maio
Flipetrópolis acontece entre os dias 1° e 5 de maio, no Palácio de Cristal, e receberá mais de 60 autores petropolitanos, nacionais e internacionais
A primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis, acontece entre os dias 1° e 5 de maio, num dos principais cartões-postais da cidade, o Palácio de Cristal. Ao todo, serão mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais presentes no evento. Reunimos nesta lista alguns dos principais. Confira:
Foto: Instagram @gustavogomesfoto
1. Ana Maria Machado
A jornalista e escritora Ana Maria Machado já atuou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, Correio da Manhã e O Globo, além de grandes revistas e semanários. Em 1977, publicou seu primeiro livro infantil “Bento que Bento é o Frade”. E em 1980, resolveu se dedicar exclusivamente a seus livros. A autora já ocupou a primeira cadeira da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente de 2011 a 2013.
Foto: Inventivo Coletivo
2. Andréa Pachá
Andréa Pachá é petropolitana e autora dos livros “A vida não é justa”, “Velhos são os outros” e “Segredo de Justiça”, adaptado para série do Fantástico, da TV Globo. Desembargadora, a petropolitana já foi membro do Conselho Nacional de Justiça, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e pela simplificação da linguagem jurídica.
Confira o trabalho dela em: @andrea_pacha
Foto: Reprodução Instagram
3. Bruna Lombardi
Bruna Lombardi é atriz, poeta, escritora, apresentadora, roteirista, produtora de cinema, empreendedora e ativista ambiental. É autora de “No ritmo dessa festa”, “Gaia”, “O perigo do dragão”, “Apenas bons amigos”, “Diário do grande sertão”, “Filmes proibidos”, “O signo da cidade”, “Jogo da felicidade”, “Poesia reunida” E “Clímax”, livros que permaneceram durante muito tempo nas listas de mais vendidos.
Confira o trabalho dela em: @brunalombardi
Foto: Reprodução Instagram @brunalombardi
4. Carla Madeira
Formada em Jornalismo e em Publicidade, a mineira Carla Madeira estreou na literatura em 2014 com o romance “Tudo é rio”, lançado originalmente pela Editora Quixote. Mas foi em 2021, com o relançamento pela Editora Record que a obra alcançou maior sucesso, com mais de 75 mil cópias vendidas. Em 2023, foi a brasileira mais vendida no país. Ela é também autora de “A natureza da mordida” (2018) e “Véspera” (2021).
Confira o trabalho dela em: @eucarlamadeira
Foto: Cris Cortez
5. Conceição Evaristo
Autora Homenageada do Flipetrópolis, Conceição Evaristo trabalhou como empregada doméstica, tornou-se professora e fez faculdade de Letras, além de mestrado e doutorado. Neste ano, foi eleita para ocupar a cadeira n° 40 da Academia Mineira de Letras. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas pelo livro Olhos D’água.
Confira o trabalho dela em: @conceicaoevaristooficial
Foto: Lucas Seixas/Folhapress
6. Itamar Vieira Junior
Vencedor do prêmio Jabuti, Itamar Vieira Junior teve em seu romance “Torto arado” um dos maiores sucessos de público e crítica da literatura brasileira nos últimos anos. A obra foi traduzida para mais de vinte países e teve os direitos comprados para uma adaptação audiovisual. Seu lançamento mais recente é “Salvar o fogo”, de 2023.
Confira o trabalho dele em: @conceicaoevaristooficial
Foto: Adenor Gondim
7. Jeferson Tenório
Jeferson Tenório é o nome por trás da obra “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.
Confira o trabalho dele em: @conceicaoevaristooficial
Foto: Andressa Pufal/JC
8. Míriam Leitão
Jornalista e escritora há 50 anos, Míriam Leitão é um dos principais nomes nas Organizações Globo. Como autora, são 15 livros publicados, sendo o último deles “Amazônia na encruzilhada”, pela Editora Intrínseca. Em 2012 ganhou o Jabuti de Livro do Ano com o “Saga brasileira”.
Confira o trabalho dela em: @miriamleitao7
Foto: Daniel Bianchini
9. Paula Pimenta
Um dos principais nomes da literatura juvenil brasileira, Paula Pimenta publicou, em 2008, aquela que viria a se tornar seu maior sucesso, a série “Fazendo meu filme”, que ganhou uma adaptação cinematográfica neste ano. Suas histórias já foram publicadas em Portugal, Espanha, Itália e em toda a América Latina. Foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012, e em 2014 foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews. Atualmente são mais de 2 milhões de exemplares vendidos e quatro de seus livros já foram adaptados para o cinema.
Confira o trabalho dela em: @paulapimenta
Foto: Leo Drumond/Nitro Imagens
10. Scholastique Mukasonga
Scholastique Mukasonga nasceu em Ruanda, em 1956, e é a atração internacional do Flipetrópolis. Em 2012, iniciou sua carreira na literatura com a obra “Baratas”, na qual conta sua história enquanto imigrante e sobrevivente da guerra civil de seu país. Seu primeiro romance, “A mulher de pés descalços”, ganhou os prêmios Ahamadou Kourouma e Renaudot em 2012, Océans France Ô em 2013 e o French Voices Award em 2014.
Confira o trabalho dela em: @scholastiquemukaso
Foto: Patrick Kovarick
Mais informações
O Festival pode ser acompanhado no Instagram @flipetropolis, Twitter, Facebook, e pelo site, onde também é possível encontrar a programação completa do Flipetrópolis. Todas as atrações são gratuitas, porém os ingressos devem ser reservados no site Sympla.
Pra anotar aí:
Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
Quando: 1.º a 5 de maio (quarta a domingo)
Onde: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook
Retirada de ingressos: site Sympla
Entrada gratuita