Connect with us

10 grandes autores para conhecer no Festival Literário de Petrópolis, em maio

Agenda

10 grandes autores para conhecer no Festival Literário de Petrópolis, em maio

Flipetrópolis acontece entre os dias 1° e 5 de maio, no Palácio de Cristal, e receberá mais de 60 autores petropolitanos, nacionais e internacionais

A primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis, acontece entre os dias 1° e 5 de maio, num dos principais cartões-postais da cidade, o Palácio de Cristal. Ao todo, serão mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais presentes no evento. Reunimos nesta lista alguns dos principais. Confira:

Foto: Instagram @gustavogomesfoto

1. Ana Maria Machado

A jornalista e escritora Ana Maria Machado já atuou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, Correio da Manhã e O Globo, além de grandes revistas e semanários. Em 1977, publicou seu primeiro livro infantil “Bento que Bento é o Frade”. E em 1980, resolveu se dedicar exclusivamente a seus livros. A autora já ocupou a primeira cadeira da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente de 2011 a 2013.

Foto: Inventivo Coletivo

2. Andréa Pachá

Andréa Pachá é petropolitana e autora dos livros “A vida não é justa”, “Velhos são os outros” e “Segredo de Justiça”, adaptado para série do Fantástico, da TV Globo. Desembargadora, a petropolitana já foi membro do Conselho Nacional de Justiça, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e pela simplificação da linguagem jurídica.

Confira o trabalho dela em: @andrea_pacha

Foto: Reprodução Instagram

3. Bruna Lombardi

Bruna Lombardi é atriz, poeta, escritora, apresentadora, roteirista, produtora de cinema, empreendedora e ativista ambiental. É autora de “No ritmo dessa festa”, “Gaia”, “O perigo do dragão”, “Apenas bons amigos”, “Diário do grande sertão”, “Filmes proibidos”, “O signo da cidade”, “Jogo da felicidade”, “Poesia reunida” E “Clímax”, livros que permaneceram durante muito tempo nas listas de mais vendidos.

Confira o trabalho dela em: @brunalombardi

Foto: Reprodução Instagram @brunalombardi

4. Carla Madeira

Formada em Jornalismo e em Publicidade, a mineira Carla Madeira estreou na literatura em 2014 com o romance “Tudo é rio”, lançado originalmente pela Editora Quixote. Mas foi em 2021, com o relançamento pela Editora Record que a obra alcançou maior sucesso, com mais de 75 mil cópias vendidas. Em 2023, foi a brasileira mais vendida no país. Ela é também autora de “A natureza da mordida” (2018) e “Véspera” (2021).

Confira o trabalho dela em: @eucarlamadeira

Foto: Cris Cortez

5. Conceição Evaristo

Autora Homenageada do Flipetrópolis, Conceição Evaristo trabalhou como empregada doméstica, tornou-se professora e fez faculdade de Letras, além de mestrado e doutorado. Neste ano, foi eleita para ocupar a cadeira n° 40 da Academia Mineira de Letras. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas pelo livro Olhos D’água.

Confira o trabalho dela em: @conceicaoevaristooficial

Foto: Lucas Seixas/Folhapress

6. Itamar Vieira Junior

Vencedor do prêmio Jabuti, Itamar Vieira Junior teve em seu romance “Torto arado” um dos maiores sucessos de público e crítica da literatura brasileira nos últimos anos. A obra foi traduzida para mais de vinte países e teve os direitos comprados para uma adaptação audiovisual. Seu lançamento mais recente é “Salvar o fogo”, de 2023.

Confira o trabalho dele em: @conceicaoevaristooficial

Foto: Adenor Gondim

7. Jeferson Tenório

Jeferson Tenório é o nome por trás da obra “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

Confira o trabalho dele em: @conceicaoevaristooficial

Foto: Andressa Pufal/JC

8. Míriam Leitão

Jornalista e escritora há 50 anos, Míriam Leitão é um dos principais nomes nas Organizações Globo. Como autora, são 15 livros publicados, sendo o último deles “Amazônia na encruzilhada”, pela Editora Intrínseca. Em 2012 ganhou o Jabuti de Livro do Ano com o “Saga brasileira”.

Confira o trabalho dela em: @miriamleitao7

Foto: Daniel Bianchini

9. Paula Pimenta

Um dos principais nomes da literatura juvenil brasileira, Paula Pimenta publicou, em 2008, aquela que viria a se tornar seu maior sucesso, a série “Fazendo meu filme”, que ganhou uma adaptação cinematográfica neste ano. Suas histórias já foram publicadas em Portugal, Espanha, Itália e em toda a América Latina. Foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012, e em 2014 foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews. Atualmente são mais de 2 milhões de exemplares vendidos e quatro de seus livros já foram adaptados para o cinema.

Confira o trabalho dela em: @paulapimenta

Foto: Leo Drumond/Nitro Imagens

10. Scholastique Mukasonga

Scholastique Mukasonga nasceu em Ruanda, em 1956, e é a atração internacional do Flipetrópolis. Em 2012, iniciou sua carreira na literatura com a obra “Baratas”, na qual conta sua história enquanto imigrante e sobrevivente da guerra civil de seu país. Seu primeiro romance, “A mulher de pés descalços”, ganhou os prêmios Ahamadou Kourouma e Renaudot em 2012, Océans France Ô em 2013 e o French Voices Award em 2014.

Confira o trabalho dela em: @scholastiquemukaso

Foto: Patrick Kovarick

Mais informações

O Festival pode ser acompanhado no Instagram @flipetropolis, Twitter, Facebook, e pelo site, onde também é possível encontrar a programação completa do Flipetrópolis. Todas as atrações são gratuitas, porém os ingressos devem ser reservados no site Sympla.

Pra anotar aí:

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

Quando: 1.º a 5 de maio (quarta a domingo)

Onde: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook

Retirada de ingressos: site Sympla

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir