Semana Fashion Revolution: evento mundial de moda oferece atividades gratuitas em Petrópolis
Fashion Revolution ocorre até o dia 26 de abril. Objetivo é estimular melhores práticas de consumo, produção e descarte na indústria da moda
Petrópolis está participando da Semana Fashion Revolution. O movimento mundial está na sua 10ª edição e oferece atividades gratuitas em espaços públicos até o dia 26 de abril. O objetivo é propor e estimular melhores práticas de consumo da moda.
Foto: divulgação
Neste ano, a Semana Fashion Revolution propõe unir pessoas do país inteiro para celebrar uma década do movimento e discutir, de modo colaborativo, como revolucionar a moda e transformá-la em uma indústria justa e transparente para as pessoas e o planeta.
“O Fashion Revolution é um movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. Nós atuamos por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação. Serão 8 dias de ações voluntárias ativistas e simultâneas no mundo todo”, diz Camila Filardi Leal, representante do Fashion Revolution Brasil em Petrópolis.
Sobre o Fashion Revolution
Originado como uma resposta ao desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, em 2013, que abrigava fábricas têxteis e que matou mais de 1100 pessoas e deixou mais de 2.500 feridos, o movimento reforça a necessidade urgente de transformações na moda. E em Petrópolis conta com uma série de ações organizadas pelo núcleo local, envolvendo artistas têxtil, produtores culturais, consultoras e educadores de moda e de sustentabilidade.
Foto: divulgação
“Montamos uma Semana repleta de atividades inovadoras e coletivas, para instigar a reflexão sobre como nos relacionamos com a moda e provocando mudanças no setor. Uma das ações, ‘Vozes Têxteis Negras: Uma Exposição de Arte e Expressão’, realizada pelo Comitê Racial do Segmento de Design e Moda do Conselho Municipal de Cultura, traz artistas têxteis negros que trabalham com resíduo para a criação de suas obras. A programação também conta com ‘Oficinão Coletivo’ e bate papos”, conta Camila Filardi.
Confira a programação completa:
até 11 de maio de 2024
- Vozes Têxteis Negras: Uma Exposição de Arte e Expressão, Galeria aberta do Centro de Cultura Raul de Leoni
18 de abril (quinta-feira)
- 15h às 17h – Roda de Cultura Ballroom, no CCLGBTI
- 18h – Cine Debate “O Ponto Firme”, no Centro de Cultura Raul de Leoni
19 de abril (sexta-feira)
- 14h – Oficinão Coletivo, na Casa dos Conselho
20 de abril (sábado)
- 10h às 14h – Dia das Manualidades, na Rua na Praça da Liberdade
21 de abril (domingo)
- 17h30 – Baile do Pixo, no Palácio de Cristal
22 de abril (segunda-feira)
- 18h – Projeção Urbana, no Obelisco
24 de abril (quarta-feira)
- 18h – Diversidade na Moda: Inclusão e Conscientização, no CEFET
25 de abril (quinta-feira)
- 15h às 18h – Ponto sem Nó, no CCLGBTI
26 de abril (sexta-feira)
- 15h – Oficina de pintura manual com tinturas botânicas, no Green Offices
Foto: divulgação
Pra anotar aí:
Semana Fashion Revolution
Quando: de 18 a 26 de abril
Onde: espaços públicos
Entrada gratuita
Mais informações: modaconscientepetropolis