Connect with us

Capacitação gratuita para pessoas trans acontece em maio em Petrópolis

Educação

Capacitação gratuita para pessoas trans acontece em maio em Petrópolis

Ação é do Centro de Cidadania LGBTI, em parceria com a Prepara e a ZEISS; saiba como participar

Um levantamento da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go aponta que 80% das pessoas trans já se sentiram discriminadas em seleções para empregos formais. Pensando nisso, o Centro de Cidadania LGBTI+ Serrana II, em Petrópolis, em parceria com as empresas Prepara e ZEISS, está com um projeto de capacitação gratuita para a comunidade trans.

Foto: Divulgação

O próximo encontro acontecerá em maio. Aqueles que tiverem interesse em participar devem procurar o Centro de Cidadania LGBTI+, localizado na Avenida Dom Pedro, 340 anexo ao CRAS Centro.

O projeto

O projeto ‘PreparaZeiss’ teve início em 2022, com a qualificação de moradores da Duarte da Silveira. Em fevereiro deste ano, porém, foi quando aconteceu a primeira palestra voltada para homens e mulheres trans, com total de 20 participantes.

Karine Vieira de Almeida coordenadora do CCLGBTI Serrana II, explica que tudo começou em um dos encontros promovidos pela assessora técnica do Centro, Duda Collins (in memoriam). “Mulher trans, militante por toda sua vida, realizava rodas de conversa com mulheres trans no Centro e, em um desses encontros, estava presente Raphaela Salazar, colaboradora da ZEISS e mulher trans, que fez uma fala junto às mulheres presentes sobre oportunidades e acessos”.

Junto à Duda, elas pensaram na ideia de usar o projeto já existente para uma turma apenas com pessoas trans. “Assim surgiu a proposta da ação para a população LGBTI+ se tornar trimestral. É fundamental à comunidade tais parcerias que propiciam, efetivamente, transformações na vida das pessoas”, comenta.

Foto: Divulgação

Importância

Uma das participantes, Giulia Catarina de Oliveira, pontua a importância da atividade para a comunidade. “A relação de pessoas ‘fora do padrão social’ (LGBT, PcDs, não-brancos…) com o mercado de trabalho formal é bem complicada pois, depois de tantas respostas negativas e preconceitos, vamos perdendo a esperança. Esta ação fez eu pensar que o mundo está um pouco melhor hoje do que há alguns anos e que posso encontrar mais respeito e acolhimento nestes espaços”.

“Um mundo de oportunidades se revelou na nossa frente. Tivemos ótimas dicas de desenvolvimento pessoal e profissional. Nos mostraram que podemos sim adentrar qualquer espaço que nos propusemos a ocupar e nos qualificar em qualquer área”, acrescenta outra participante, Aurora Justen Iglesias.

Inclusão

O programa é pautado no suporte, treinamento e inclusão de pessoas com deficiência e profissionais LGBTQIA+ no mercado de trabalho petropolitano. A ZEISS, por exemplo, já conta com três colaboradores trans.

“Nossa ideia é ajudar comunidades isoladas do olhar público, para que possam ter dignidade e se enxergarem, através da educação, como parte da sociedade trabalhadora. Pessoas que nunca pensavam em ter uma carteira assinada, após o curso, saem com esperança em ter direitos e uma CLT ativa”, frisa Luan de Carvalho, diretor da Prepara Cursos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir