Connect with us

Exposição ‘Petrópolis em Miniatura’ acontece no Pátio Petrópolis Shopping até este domingo

Agenda

Exposição ‘Petrópolis em Miniatura’ acontece no Pátio Petrópolis Shopping até este domingo

Produzidas por alunos de Arquitetura e Urbanismo da UERJ Petrópolis, maquetes estão à mostra no térreo do shopping, das 10h às 22h

Até este domingo (31), o Pátio Petrópolis Shopping recebe a exposição “Petrópolis em Miniatura”, com maquetes de edifícios históricos da cidade produzidas pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

Foto: Arquivo Pessoal

A mostra está em funcionamento no térreo do shopping, no mesmo horário do empreendimento, das 10h às 22h. O projeto foi desenvolvido por estudantes do 4° período da disciplina Maquete 2 e coordenado pela professora Glaucia Augusto Fonseca.

“Anualmente elaboramos as maquetes com base em temas que referenciam o cotidiano petropolitano, como escolas, museus e igrejas. Neste ano, contemplamos as edificações da Avenida Koeler e marcos históricos da cidade, como o Palácio Amarelo e a Catedral de São Pedro de Alcântara”, conta a docente.

Foto: Arquivo Pessoal

O trabalho

A produção do trabalho foi realizada em dois meses, com aulas semanais de três horas. O projeto visa enaltecer a arquitetura presente na cidade de Petrópolis e inspirar uma reflexão sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural principalmente para que as gerações futuras possam absorver as imagens do passado.

“As etapas do trabalho transitaram por pesquisas sobre a história das construções, visitas de campo e estudos de suas características arquitetônicas. Buscando desenhos técnicos da edificações patrimoniais (documentação escassa nos órgão oficiais), levantamento das medidas principais, relações entre proporção e medição em campo (evidenciando modificações ao longo dos anos), desenho da edificação na escala de trabalho, escolha dos materiais considerando reciclagem, cor da edificação, tipo de acabamento de detalhes construtivos”, finaliza Glaucia.

Foto: Arquivo Pessoal

Mais informações sobre o projeto e a exposição podem ser conferidos no Instagram @petropolis.miniaturas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir