Connect with us

Outono começa nesta quarta; saiba o que esperar da estação em Petrópolis

Cidade

Outono começa nesta quarta; saiba o que esperar da estação em Petrópolis

Até meados de abril, há possibilidade de dias quentes e chuvosos. Neste ano, termômetros devem ficar até 1°C acima da média dos anteriores

O outono começa à 0h06 desta quarta-feira, 20 de março, e vai até às 17h51 do dia 21 de junho em todo o Hemisfério Sul. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, este período é caracterizado pela queda de folhas e frutos, além da diminuição das chuvas e das temperaturas. Conversamos com uma meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para explicar como será a estação em Petrópolis neste ano.

Fotos: @fuipra_rua

Frio

A especialista conta que, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil e é quando acontecem as chamadas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

“Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e geadas nas regiões Sul e Sudeste”, comenta.

Foto: @brunabrand

Calor

No entanto, estas primeiras semanas devem manter as características do verão. “Como o outono é uma estação de transição para o inverno, não é esperado que se repita episódios de ondas de calor. Entretanto, neste inicio, as características de verão ainda prevalecem, ou seja, dias quentes ainda podem acontecer pelo menos até meados do mês de abril, juntamente com episódios de pancadas de chuva, por vezes volumosas, a partir da tarde, sempre acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas”, alerta.

Precipitação e temperatura média

O mapa da climatologia, que aponta a temperatura e precipitação média no trimestre de abril, maio e junho, baseado em anos anteriores, aponta que, nestes três meses, deve chover entre 150mm a 300mm.

O levantamento mostra ainda que a temperatura média do ar em todo o Rio de Janeiro deve ficar entre 20°C e 26°C. No entanto, a previsão de anomalias mostra que, no estado, os termômetros ficarão até 1°C acima da média prevista dos últimos anos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir