Connect with us

Palácio de Cristal recebe 1° edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis

Cultura

Palácio de Cristal recebe 1° edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis

Flipetrópolis, com reproduz de obras do pintor Candido Portinari, será inaugurado no dia 18 de março. Evento terá Prêmio de Redação e Desenho para alunos e professores

De 1° a 5 de maio, o Palácio de Cristal recebe a 1° Edição do Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis, com a exposição  educativa “Portinari para Crianças“, que reproduz 42 obras do pintor Candido Portinari. Inédita no país, a exposição será inaugurada no dia 18 de março, às 19h e a entrada é gratuita. Com o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”, o Festival também terá Prêmio de Redação e Desenho, com premiações para alunos e professores.

Fotos: divulgação PMP

Prêmio de Redação e Desenho

Um dos pontos altos do Festival é o Prêmio de Redação e Desenho, que envolve toda a comunidade escolar, premiando, em dinheiro, estudantes entre 4 e 18 anos e professores que recebem livros. Podem participar do concurso alunos de escolas públicas e privadas de Petrópolis. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares. 

Fotos: divulgação

O objetivo do Prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura, escrita e arte. O regulamento do prêmio, folha de redação e desenho e autorização de participação podem ser acessados no site do Festival.

Sobre a Exposição “Portinari para Crianças”

Ao todo, 42 totens com as representações dos trabalhos do artista compõem a exposição “Portinari para Crianças”. Os trabalhos selecionados trazem crianças se divertindo e realizando atividades lúdicas com seus brinquedos, porém também representa as várias facetas que a infância pode ter, representadas por obras que retratam questões sociais e culturais. As obras da exposição contarão com QR Codes que disponibilizarão opções de acessibilidade em audiodescrição e Libras.

Fotos: divulgação

A exposição “Portinari para Crianças” também se propõe a oferecer visitas de escolas, promovendo atividades educativas. Dessa forma, a arte de Portinari pode ser utilizada como ferramenta educacional. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.  

Pra anotar aí:

1° Edição do Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis

Quando: entre os dias 1º e 5 de maio (quarta-feira a domingo)

Inauguração: 18 de março (segunda-feira), às 19h

Onde: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir