Connect with us

Escola Firjan SESI e UFRJ desenvolvem projeto de monitoramento e prevenção de catástrofes em Petrópolis

Cidade

Escola Firjan SESI e UFRJ desenvolvem projeto de monitoramento e prevenção de catástrofes em Petrópolis

Projeto fomentado pelo CNPq vai envolver a robótica para o desenvolvimento de tecnologias para a prevenção e minimização de desastres naturais

Uma parceria entre a Firjan Sesi Petrópolis e UERJ visa construir soluções tecnológicas para emissão de alertas em curto prazo para o sistema de monitoramento e prevenção de catástrofes, em Petrópolis. O projeto fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai envolver alunos do ensino médio, por meio dos conteúdos desenvolvidos ao longo dos cursos técnicos em Automação e Informática.

Foto: divulgação

Soluções acessíveis

Bianca Esteves, diretora de educação básica da Firjan, diz que a construção de protótipos integrados, somada a outras soluções mais acessíveis e com um menor custo às comunidades e governanças locais, são de grande relevância especialmente para Petrópolis.

“Uma vez que a cidade vem sofrendo com os impactos das chuvas extremas relacionadas às mudanças climáticas, parte da tecnologia hoje utilizada com esse fim é importada e possui um alto valor comercial”, diz.

Cultura de enfrentamento de riscos de desastres

A coordenadora detalha a importância da Universidade e a comunidade escolar na formação de uma cultura de enfrentamento de riscos.

“Os próximos passos serão o processo de formação dos estudantes para aumentar a percepção dos riscos, a resiliência e a capacidade de resposta das comunidades, assim como a elaboração e construção de possíveis caminhos e equipamentos que auxiliem na redução de riscos de desastres”, pontua Bianca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir