Connect with us

Negligência do poder público faz crescer quantidade de animais nas ruas de Petrópolis

Cidade

Negligência do poder público faz crescer quantidade de animais nas ruas de Petrópolis

O aumento de abandonos e resgates relatados pelos protetores somado à falta de políticas públicas têm resultado no crescimento da população de animais vivendo nas ruas da cidade

Esse é mais um pedido de ajuda e contatação do descaso do poder público com os animais em Petrópolis. No dia 2 de março, postagem compartilhada nas redes sociais mostra dois cachorros da raça Shih-tzu abandonados e vagando na Rua Quissamã. O caso é mais um, dentre as dezenas registradas diariamente entre os protetores e entidades. A cidade não possui um órgão público que contabilize os casos de abandonos, sendo eles relatados aos protetores e voluntários de ONGs. A prática que tem sido cada vez mais recorrente, é criminosa.

Foto: reprodução redes sociais

Abandono após morte de tutores

Na postagem feita via WhatsApp na última semana, o relato é que os tutores dos cachorros morreram e que uma pessoa teria lhe dado um lar temporário. Porém, sem ter condições de mantê-los, pediu ajuda para que eles fossem adotados. Mas sem retorno, o sujeito teria abandonado os animais na rua. A equipe de jornalismo tentou contato com a pessoa, mas não teve retorno. Outra postagem informa que os cachorros teriam sido adotados após o abandono.

Fato é que hoje não há um órgão em Petrópolis, muito menos um canal de comunicação, que auxilie as pessoas em casos como esses. Toda iniciativa precisa partir das entidades de proteção aos animais para que haja adoções e resgates na cidade.

Foto: reprodução redes sociais

Ação para o controle populacional dos animais

O governo municipal realiza, periodicamente, campanhas de castração gratuita, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Segundo a prefeitura, a última ação realizada entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março, no Ciep do Independência, 1.163 animais foram castrados.

Foto: arquivo divulgação PM

O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destacou a importância da ação para a saúde pública e para o controle de zoonoses.

“Além de contribuir para o controle da população de cães e gatos, a castração e a microchipagem são medidas importantes para evitar doenças”, afirmou Curvelo.

O que dizem os os protetores da causa animal

Virgínia Moreira, protetora e voluntária da ONG Somos Todos Protetores, detalha que as campanhas de castração, realizadas pela prefeitura, não surgem efeito devido ao período e por não atingirem o público-alvo.

“Muitos dos tutores trabalham durante a semana e ficam impossibilitados de levar os animais para serem castrados e os que realmente necessitam perdem a oportunidade”.

Mesmo com a mudança na legislação e o aumento da pena para quem pratica atos de maus-tratos contra animais, Virgina conta que as ocorrências continuam e não há um posicionamento ou suporte do poder público, muito menos a punição de quem pratica tais atos criminosos.

“A situação de abandono continua do mesmo jeito. O que percebemos são muitos animais abandonados, ninhados, principalmente, de cães e gatos. A gente vem tendo pedidos de pessoas que acharam e acolheram temporariamente os animais. Recebemos vários pedidos para resgatar cães abandonados em casa. Em média são de quatro a cinco pedidos por dia que, infelizmente, a gente não consegue atender. Não temos mais estrutura, verba para manter esses animais”.

A protetora afirma que “o governo é totalmente omisso, a prefeitura é totalmente omissa em relação à questão de abandono. O que está dando uma conscientização às pessoas é a nossa campanha, porque de outra forma, não tem. O nosso papel é conscientizar que os animais são sensíveis, eles sentem como nós, tem depressão, sentem fome e frio. Eles sentem a dor do abandono. A gente sensibiliza primeiro para depois castrar”.

Virgínia lamenta: “enquanto não sentirem no bolso, uma multa real, não haverá punição para os maus-tratos de animais. Não existe delegacia de animais para você registrar crime. Fazem o boletim de ocorrência, mas não dá em nada. Não existe uma legislação firme, ativa, que seja realmente punitiva. Enquanto não for crime, ser criminalizado, a pessoa for presa, não vai alterar, infelizmente“.

Foto: Sou Petrópolis

Campanha educacional

Em 2023, foi lançada a  campanha “Abandono é Crime”, que traz à população um alerta importante sobre os crimes cometidos contra os animais e a necessidade de acolhimento e carinho com os pets. Os  Protetores da causa animal e membros da sociedade civil se reuniram com o objetivo de trazer informação e conscientizar os moradores de Petrópolis sobre os casos por meio de banners informativos em pontos de ônibus, iniciativas junto à população e também de forma remota.

Foto: reprodução Revista Cães e Gatos

Como denunciar?

As denúncias sobre abandono e crimes contra animais podem ser realizadas através do telefone (24) 2246-9257.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir