Connect with us

Comunidades de Petrópolis recebem oficinas de criação gratuitas neste fim de semana

Agenda

Comunidades de Petrópolis recebem oficinas de criação gratuitas neste fim de semana

Iniciativa do projeto rdt acontece de sexta (15) a domingo (17) no Morro da Oficina, Quilombo da Tapera e Vila Rica; saiba como se inscrever

Neste fim de semana, as comunidades do Morro da Oficina, Quilombo da Tapera e Vila Rica, em Petrópolis, recebem oficinas de experimentação e criação cooperativa gratuitas do projeto rdt (redesencontros). A ação acontece de sexta-feira (15) a domingo (17) e as inscrições já estão abertas.

Foto: Divulgação

Os encontros são voltados para moradores ou frequentadores destas comunidades e serão mediados por lideranças locais. Ana Preta e Naná, do Morro da Oficina, Adão Casciano, do Quilombo da Tapera, e Lilian Regina (Tia Lili), da Vila Rica.

As inscrições podem ser realizadas diretamente com eles ou de forma online, preenchendo o formulário clicando aqui. Cada oficina tem até 15 vagas.

Confira a programação:

  • Oficina da Palavra | Morro da Oficina
    Data: 15 de março (sexta-feira)
    Horário: 13h às 18h (com pausa para lanche)
    Ponto de encontro: Associação de Moradores da Rua Oswero Vilaça
  • Oficina de Vídeo | Vila Rica
    Data: 16 de março (sábado)
    Horário: 9h às 11h30 (pausa) 13h às 15h30
    Ponto de encontro: Igreja Batista (Rua D – Tv. 22 – nº23 – atrás do Posto de Saúde)
  • Oficina de Imagem | Quilombo da Tapera
    Data: 17 de março (domingo)
    Horário: 9h às 11h30 (pausa) 13h às 15h30
    Ponto de encontro: Casa da Denise e Adão

“Nestas oficinas, os participantes interagem ideias, desejos, referências e jeitos de fazer, acerca de palavras (orais e escritas), imagens (fotográficas e ilustradas) e gestos/acontecimentos (registrados em vídeo) que povoam suas relações comunitárias. Cada oficina culmina em diversidades de experimentos criativos, que são posteriormente organizados e compartilhados com as participantes, para então serem condensados em uma publicação interativa digital, a ser distribuída gratuitamente na Internet”, explica um dos idealizadores da ação, Bernardo Stumpf.

Sobre o rdt

Também fazem parte da equipe do rdt a fotógrafa Mariana Rocha, o comunicador, diretor e editor de arte Daniel Figueiredo, e o dançarino Thiago de Souza. A cooperação vem, desde 2014, promovendo estas experiências artístico-pedagógico-culturais.

O histórico de realizações rdct inclui intervenções em espaços de circulação pública, produções cênicas e audiovisuais, publicações literárias e fotográficas, dramaturgias textuais, sonoras e visuais, oficinas e festividades atravessadas, com participação em importantes mecanismos de financiamento e eventos artístico-culturais municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Foto: Divulgação

Ações em Petrópolis

Dentre as diversas realizações nos últimos 10 anos, duas delas se destacam. Em 2020/2021, a iniciativa publicou o livro “conversas no Morro”, a partir de diálogos com 10 pessoas viventes no Morro da Oficina e cujas presenças e atuações têm relevância histórica, cultural, social, afetiva e/ou política na comunidade. A versão digital do livro pode ser lida clicando aqui.

Já em 2022/2023, o rdt criou o curta-metragem audiovisual “COMEMORATA”, em resposta à pergunta-tema do Programa Retomada Cultural 2, referente aos 200 anos de independência do Brasil. O filme conta com a participação de 13 pessoas, membros de grupos quilombola, LGBTQIA+, PcD e lideranças políticas, comunitárias e religiosas, bem como de vozes notórias das artes, pedagogia, linguística, psicologia e ciência sociais. O curta pode ser assistido clicando aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir