Connect with us

Festival ID:Rio é confirmado para 2025 em Petrópolis

Cidade

Festival ID:Rio é confirmado para 2025 em Petrópolis

Evento ocorreu no último fim de semana e contou com palestas, desfile, gastronomia e muita música na Rua Teresa

A próxima edição do Festival ID:Rio foi confirmada para 2025, em Petrópolis. A data da realização ainda será definida pelos organizadores do evento. Realizado, pela primeira vez na cidade, no último fim de semana, o ID: Rio tem foco na indústria criativa, empreendedorismo, oportunidades comerciais e reforço econômico para a Rua Teresa. A ação recebeu um público expressivo e movimentou o polo de moda com palestras, desfiles, gastronomia e música.

Fotos: Sou Petrópolis

Programação

Foram três dias de programação em que o público pôde ficar por dentro dos temas abordados no “Multiversos Sustentáveis”. As palestras tiveram como convidados Emanuela Pinheiro, idealizadora do Instituto Mulheres do Sul Globol, que atua com mulheres refugiadas; Grasylle Ferreira, que falou sobre Visual Merchandising para vendas do varejo e o Senai Cetiqt, que trouxe as tendências para as próximas estações dentro do Inova Moda Digital. 

Fotos: Sou Petrópolis

“O Instituto Mulheres do Sul Globol existe há 17 anos. Nele assistimos mulheres refugiadas de vários países. Nosso trabalho consiste em resignificar a moda com matérias-primas que seriam descartadas. O setor têxtil é o que mais emprega mulheres e o nosso proposito é colocar a agenda climática no meio social”, diz Emanuela Pinheiro.

Desfile de moda

O evento contou ainda com um desfile de moda com a presença de 25 marcas locais, além da tradicional feira Deguste ao longo da Rua Teresa. Foram realizadas apresentações musicais e vendas de cervejas artesanais e produtos gastronômicos.

Fotos: Sou Petrópolis

“O evento foi um sucesso e estamos todos muito felizes com o resultado. Importante ressaltar que a Rua Teresa só recebeu essa edição do ID:RIo 2024 porque temos uma associação atuante, formada por empresarios unidos, que lutam com o objetivo de fortalecer a nossa Rua Teresa,  maior polo de moda da região e que é destaque na geração de empregos em Petrópolis. O desfile mostrou todo o potencial das nossas lojas, as peças, juntas, comprovaram todos os destaques do mundo da moda. Em 2025 estaremos juntos, em mais um ID:RIo, mostrando todo o potencial das marcas da Rua Teresa”, diz Denise Fiorini, presidente da ARTE.

Fotos: Sou Petrópolis

Evento consolidado

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais polos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

Nesse contexto, surge o ID:Rio Festival, evento multiplataforma, com foco no empreendedorismo do trade da moda do Estado do Rio de Janeiro, reunindo formação, cultura, economia criativa e experiências em um line-up totalmente gratuito.

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o festival está em sua 3ª edição e, além de Petrópolis, conta com atividades, nesta semana, em Niterói e no Rio de Janeiro.

Foto: divulgação

Programação em Niterói

Em Niterói, no dia 8 de março (sexta-feira), comemorando o Dia da Mulher, “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), acontece o desfile mais aguardado, juntamente com o show de Fernanda Abreu para encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

No sábado (9/3), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre empreendedorismo, moda sustentável e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo da associação dos lojistas da rua de biquínis, e “Coleção Energia by Almir França”. Para finalizar, Johnny Hooker se apresenta em um show exclusivo e gratuito.

Foto: divulgação

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/3), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global” e com o show de Toni Garrido. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.

Programação no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, no dia 11/3 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Foto: divulgação

Encerrando o ID:Rio 2024, o evento chega à capital carioca, em um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir