Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre inscrições para alunos da rede pública de Petrópolis
Estudantes dos 8° e 9° ano e do 1° ano do Ensino Médio podem se inscrever até o dia 8 de março no curso gratuito de música
O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz Petrópolis, está com novas vagas para a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT). O projeto é voltado para alunos da rede pública, que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio. As inscrições para participar do processo seletivo devem ser feitas até o dia 8 de março.
Foto: Divulgação
As vagas são para violino, viola, flauta e clarineta. Para o processo seletivo, que será no dia 9 de março, não é exigido nenhum tipo de conhecimento musical. O curso é gratuito e, ao todo, são seis horas semanais, com aulas individuais de instrumento, prática de orquestra e teoria musical.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (24) 2103-2181 ou presencialmente na recepção do Palácio Itaboraí, que fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso em Petrópolis.
Para agilizar o processo de inscrição, devem ser fornecidas as seguintes informações: nome completo e idade do (a) candidato (a), endereço, bairro, nome da Instituição de Ensino, escolaridade (ano cursado em 2023), número de telefone, se sabe tocar algum instrumento e qual e, também, para qual instrumento deseja se candidatar.
Os (as) alunos (as) menores de idade também devem informar: nome completo, número do telefone celular e profissão do responsável.
Foto: Divulgação
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz /Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.
Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos, totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.
Foto: Divulgação
Para aqueles estudantes que pretendem fazer nível superior em música, o projeto desenvolve ainda um trabalho de preparação para o Teste de Habilidade Específica (THE), exigido além do Enem nas Universidades Públicas.
A orquestra é uma realização do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz e do Ministério da Cultura, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbras. A ação é um produto da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
Mais informações no site da instituição, clicando aqui.