Connect with us

Aluna da rede pública de Petrópolis passa em 2° lugar para Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cidade

Aluna da rede pública de Petrópolis passa em 2° lugar para Universidade Federal do Rio de Janeiro

Exemplo de dedicação e determinação, Maria Eduarda, de 18 anos, precisou conciliar os estudos com o trabalho para ter um bom resultado no ENEM

A aluna do Colégio Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, o Liceu, Maria Eduarda Ferreira Lepsch, de 18 anos, foi destaque no ENEM 2023. Com boa pontuação, a jovem conquistou vaga em duas faculdades. 

Foto: arquivo pessoal

Dedicação nos estudos

Tendo sempre estudado na rede pública da cidade, Eduarda se considera boa aluna e diz que sempre está apta para aprender coisas novas, levando de exemplo para vida. 

“Graças a Deus, minhas notas nunca foram abaixo de 6 e também gostava bastante das temáticas que eram abordadas em diversas matérias. Isso me ajudou bastante na preparação para o Enem”. 

Preparação para o Enem

Essa foi a primeira vez que Eduarda participou no Enem. Sua média geral foi de 600 pontos e 820 na redação, que abordou o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Mesmo sabendo do seu potencial, a aluna diz ter ficado surpresa com as notas.

Foto: arquivo pessoal

“Estava bem nervosa por achar que não me preparei o suficiente e acabei esquecendo algumas questões básicas. Quando vi o resultado fiquei bastante feliz”, conta a estudante que detalha sua preparação para a prova.

“Estudei me baseando no calendário da minha própria escola. Mas como trabalho e estudo, não consegui me preparar tão minuciosamente para obter um melhor resultado”.

Conquista em duas faculdades

Com as notas obtidas no Enem, Maria Eduarda passou, pelo SiSU, em 2° lugar para Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e para a Universidade Católica de Petrópolis, em 7° lugar, pelo vestibular social. Mas lamenta, devido à instabilidade financeira, não poder realizar seu sonho de estudar na UFRJ.

“Estou cursando Direito na UCP. Mas gostaria muito de ter tido condições financeiras melhores para poder cursar Letras na UFRJ. Por conta disso, não pude me mudar para o Rio de Janeiro. Porém, não vou desistiri. Vou terminar essa faculdade e iniciar minha graduação em Letras, assim que possível”. 

Conselhos

Para quem pretende realizar o Enem nos próximos anos e conquistar uma vaga em alguma universidade, Maria Eduarda aconselha: “eu daria duas dicas que pra mim foram essenciais. Tirem o dia antes do Exame para fazer coisas que te deixem relaxado e leve. Se cobrar demais a ponto de não fazer nada, além de estudar, só vai atrapalhar seu desenvolvimento. Segundo, procurem pessoas que vão te apoiar nesse momento crucial da sua vida. Eu tive pessoas que me acalmaram e que me reafirmaram o meu valor para que na hora da prova eu soubesse que estava tudo bem e que sim, eu iria conseguir”, diz a estudante.  

Futuro

Com a consciência que os estudos são fundamentais, o céu é o limite para Maria Eduarda, que já faz planos para concursar outras faculdades.

“Para o futuro, planejo ter, pelo menos, 4 faculdades no meu currículo para me desenvolver profissionalmente e me tornar uma juíza renomada. Para mim, os estudos fazem parte de toda nossa vida”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir