Connect with us

Rua Teresa recebe Festival ID:Rio 2024, com desfile de moda e palestras a partir desta sexta

Agenda

Rua Teresa recebe Festival ID:Rio 2024, com desfile de moda e palestras a partir desta sexta

Evento totalmente gratuito contará com palestras de empreendedorismo, desfile de 25 marcas locais e edição especial da Deguste no maior polo de moda de Petrópolis

Começa nesta sexta-feira (1°), em Petrópolis, o Festival ID:Rio, um evento multiplataforma que reúne empreendedorismo, moda, música e gastronomia. A abertura da festa acontece no Teatro Imperial, local que abrigará as palestras do Enel Summit. No sábado (2), será realizado um desfile de moda com marcas tradicionais da Rua Teresa, além de uma edição especial da feira Deguste no maior polo de moda do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

As palestras

Na sexta (1°), às 15h, acontece a abertura oficial. Neste mesmo dia, o Teatro Imperial recebe três palestras. Às 16h, a Palestra Enel: Consumo consciente e eficiência de custos com energia; às 17h a Palestra Visual Merchandising, por Grasylle Ferreira; e às 18h a Palestra Inova Moda Digital, por Senai Cetiqt.

“O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda”, enfatiza o diretor geral do evento, Claudio Silveira.

As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas através do Sympla, clicando aqui.

Foto: Ezio Philot e Andreia Constâncio

O desfile

Já no sábado (2), às 18h, encerrando o evento, a Rua Teresa recebe um desfile de moda com a presença de 25 marcas locais. A ação acontece em um estacionamento, localizado no n° 72 da Rua Teresa. Para participar, também é preciso fazer a inscrição por meio da plataforma Sympla.

“Esse é um presente para a Rua Teresa e para Petrópolis, que a ARTE trouxe em parceria com o ID:Rio 2024. Petropolitanos e visitantes terão oportunidade de receber informações importantes nas palestras, conferir os destaques das marcas da Nossa Rua no desfile e aproveitar a edição especial da Deguste. Nós, da ARTE, agradecemos a escolha da Nossa Rua, tendo a certeza que o evento trará ainda mais oportunidades comerciais e reforço econômico para a Rua Teresa”, afirma a presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini.

Foto: Divulgação

A Deguste

E a já tradicional feira Deguste também marcará presença no evento. Ao longo da Rua Teresa, serão realizadas apresentações musicais, além de vendas de cervejas artesanais e produtos gastronômicos. Toda a programação é gratuita

Confira a programação:

  • 01/03 – Teatro Imperial:
    15h – Abertura oficial
    16h – Palestra Enel: Consumo consciente e eficiência de custos com energia
    17h – Palestra Visual Merchandising / por Grasylle Ferreira
    18h – Palestra Inova Moda Digital / by Senai Cetiqt
  • 02/03 – Rua Teresa
    18h – Desfile de encerramento reunindo marcas locais
    Edição especial da Deguste
Foto: Divulgação

Evento consolidado

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o ID:Rio 2024 está em sua 3ª edição e, além de Petrópolis, conta com atividades em Niterói e no Rio de Janeiro.

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais polos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

Nesse contexto, surge o ID:Rio Festival, evento multiplataforma, com foco no empreendedorismo do trade da moda do Estado do Rio de Janeiro, reunindo formação, cultura, economia criativa e experiências em um line-up totalmente gratuito.

O ID:Rio 2024 reúne esforços para levar informação, capacitação e, sobretudo, oportunidade para uma parcela fundamental da economia fluminense, cujo acesso a ferramentas de aprimoramento profissional, tecnológico e de gestão, ainda é relativamente restrito.

Foto: Divulgação

Programação em Niterói

Em Niterói, no dia 8 de março (sexta-feira), comemorando o Dia da Mulher, “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), acontece o desfile mais aguardado, juntamente com o show de Fernanda Abreu para encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

No sábado (9/3), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre empreendedorismo, moda sustentável e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo da associação dos lojistas da rua de biquínis, e “Coleção Energia by Almir França”. Para finalizar, Johnny Hooker se apresenta em um show exclusivo e gratuito.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/3), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global” e com o show de Toni Garrido. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.

Foto: Divulgação

Programação no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, no dia 11/3 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Encerrando o ID:Rio 2024, o evento chega à capital carioca, em um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.

Evento apoiado por grandes empresas

O ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

Pra anotar aí:

Festival ID:Rio 2024

Onde: Teatro Imperial – Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro de Petrópolis / Rua Teresa

Quando: 1° e 2 de março

Mais informações: @idriofestival

Inscrições gratuitas via Sympla

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir