Connect with us

Casos de dengue duplicaram nas duas últimas semanas em Petrópolis

Saúde

Casos de dengue duplicaram nas duas últimas semanas em Petrópolis

Foram registrados 280 casos, 17 internações e nenhum óbito. Tendência é de aumento para os meses de março e abril

Dados da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, apontam que os casos de dengue em Petrópolis duplicaram nas últimas duas semanas. Até 6 de fevereiro, foram 137 petropolitanos positivados com o vírus. Agora, até esta sexta (23), foram confirmados 280 casos. Ou seja, em 17 dias, novos 143 atendimentos pela doença foram registrados.

Foto: Pixabay

E estes números podem ser ainda maiores, visto que o município aguarda resultados laboratoriais para a atualização dos dados. Até o momento, foram registradas 17 internações, com tempo máximo de permanência de quatro dias. Nenhum óbito foi registrado.

Aumento nos próximos meses

O levantamento da Coordenadoria aponta ainda a tendência de aumento de casos de dengue para os meses de março e abril no município. Atualmente, o Diagrama de Controle aponta índice de 49,2 casos para cada 100 mil habitantes, segundo a atualização do dia 15 de fevereiro.

No entanto, com o aumento de vítimas da doença em todo o Estado nos últimos meses, – que resultou em decreto de epidemia, – existe a preocupação de que Petrópolis também tenha seus números aumentados.

Ações de enfrentamento à doença

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, em reunião realizada na quinta (22), na Casa dos Conselhos, deliberou a intensificação de medidas de controle e mobilização para o combate à Dengue no município. Entre as ações, está a realização do Dia D, marcado para 2 de março, afim de sensibilizar a população sobre a necessidade da união de todos contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo a prefeitura, a Comdep, em parceria com a Defesa Civil, promoverá uma ação junto aos acumuladores de resíduos sólidos, como ferros-velhos, restos de construção civil, entre outros, para a eliminação de criadouros do mosquito.

As ações previstas ainda envolvem a Secretaria de Educação, com atividades educacionais por meio do Programa Saúde na Escola. A proposta é de que as crianças sejam multiplicadoras das ações de prevenção à Dengue, mobilizando todos os familiares.

Foto Divulgação PMP

Visitas domiciliares

Os agentes de Combate às Endemias, somente ao longo do mês de janeiro, realizaram cerca de 47 mil visitas domiciliares, fazendo a vistoria, aplicando o larvicida e orientando à população em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, apontou que a eliminação dos possíveis criadouros (água parada) e o uso do larvicida são eficazes para evitar a proliferação dos mosquitos, por isso a importante da ação de toda a sociedade. “É importante ressaltar que o fumacê não é indicado pela área técnica da saúde, já que não elimina os ovos ou as larvas, além de prejudicar a fauna e a flora, atingindo os demais insetos, alguns deles, importantes para o ecossistema, como as abelhas”, explicou.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir