Petrópolis tem queda de mais de 60% nos casos de gravidez na adolescência
Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência acontece em fevereiro, na Praça da Liberdade, oferecendo diversos serviços e orientações para a população
O número de mães adolescentes em Petrópolis teve uma redução de 62,5%, segundo dados do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC). Em números, em 2022 foram 280 mães, entre 10 e 19 anos, que deram à luz no município. No ano passado o número ficou em 105.
Foto: reprodução internet
Dados
Em 2022, 9 adolescentes com idade entre 10 e 14, foram mães no município. Número que em 2023 reduziu para 1. Os dados entre as adolescentes na faixa etária entre 15 e 19 anos é maior. No ano retrasado as jovens que tornaram-se mães nessa idade ficou em 271. 2023 terminou com 104 mães adolescentes.
Mãe na adolescência
Aos 16, Larissa Alves, foi mãe do pequeno Davi, que nasceu de seis meses. A gravidez não foi planejada, tendo a jovem que mudar a sua rotina para se dedicar ao filho, que nasceu prematuro precisando de cuidados médicos na UTI neonatal.
“Meu namorado e eu não pensávamos em ser pais. Aconteceu e tudo mudou. No 3° mês de gestação, comecei a ter alteração na pressão arterial. Quando completei seis meses, os médicos decidiram fazer uma cesariana. O Davi nasceu muito pequeno e com poucos quilos. Ele teve que ficar na UTI do Hospital Alcides Carneiro, até completar 2kg para poder ir embora para casa”, diz.
Foto: arquivo divulgação
*Larissa e Davi são nomes fictícios usados na matéria para preservar a identidade da adolescente e do seu filho, que preferiram não se identificar.
A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência
O mês de fevereiro será marcado, em Petrópolis, pela Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. A ação do governo municipal ocorre a partir do dia 3, de 10h às 16h, na Praça da Liberdade.
Foto: arquivo
Organizado pelas Áreas Técnicas de Saúde da Secretaria de Saúde, a iniciativa busca promover educação em saúde, oferecendo informações sobre planejamento familiar, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações sobre os serviços de saúde destinados aos adolescentes.
O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ressalta a abordagem integral do evento. “Queremos oferecer uma experiência educativa completa, abordando temas essenciais para a saúde dos adolescentes. É uma oportunidade de aprendizado e acesso a serviços importantes”, ressalta.
Serviços que serão oferecidos
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços, incluindo testagem rápida para ISTs (hepatites B e C, sífilis, HIV), dinâmicas com a equipe do Ambulatório Escola, atendimentos com nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia e psicologia, orientações sobre planejamento familiar, terapia comunitária com apresentação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de orientações em saúde sobre tabagismo e cigarro eletrônico.