Connect with us

Nutricionista petropolitana dá dicas preciosas para retornar aos hábitos saudáveis após as festas de fim de ano

Comer e beber

Nutricionista petropolitana dá dicas preciosas para retornar aos hábitos saudáveis após as festas de fim de ano

Confira 9 dicas da Isabella Butturini para depois do Natal e Ano Novo, e válidas para todo o ano de 2024

As festas de fim de ano são um prato cheio para o exagero, mas nada como uma mudança na alimentação nas semanas seguintes para tudo voltar à rotina. Com a ajuda da nutricionista Isabella Butturini, que administra a página @naturalize__se, listamos algumas 9 dicas para você se recuperar bem rapidinho dos excessos das ceias e retornar aos hábitos saudáveis.

Foto: arquivo pessoal

1. Beba bastante água

É importante apostarmos em uma boa ingestão de líquidos ao longo do dia, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Nesses dias mais quentes aposte também em águas saborizadas adicionando rodelas de limão, folhas de hortelã, morangos picados, gengibre ralado e bastante gelo.

2. Aposte em frutas cítricas

Frutas como abacaxi (que possui bromelina, uma substância que auxilia na digestão), laranja, morango, irão auxiliar na digestão após as refeições e são uma ótima ideia para serem consumidas como sobremesa.

Já frutas vermelhas e roxas como a cereja que está na safra, morangos, ameixa roxa, umas escuras, são excelentes fontes de fitoquimicos, antocianinas e potentes antioxidantes. Encaixe nos lanches ao longo do dia.

3. Aproveite as nuts da ceia

Castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia e avelã são alimentos fontes de gorduras, fibras, nutrientes assim como ferro, zinco, magnésio, selênio e vitamina E, que é um potente antioxidante. Consuma-as em lanches em forma de mix variando a composição e associando com frutas frescas ou iogurtes.

4. Desembale menos, descasque mais

Evite alimentos processados como biscoitos, enlatados, embutidos, temperos prontos. Dê preferência a preparações frescas e in natura como grãos, cereais, vegetais, hortaliças e frutas.

5. Prefira alimentos integrais

Os alimentos integrais mantém em sua composição a integridade de seus nutrientes e auxiliam no funcionamento intestinal e na saciedade no momento das refeições.

6. Volte à sua rotina, crie hábitos novos

Faça metas sobre sua alimentação, busque inserir novos alimentos nunca antes provados; teste receitas diferentes, invente preparações. Seja curioso e busque sempre saber de onde vem aquilo que você coloca no prato, buscando entender a origem e a procedência das suas escolhas.

7. Aposte em temperos naturais

Evite os temperos prontos, de potinho! Cúrcuma, orégano, manjericão, alecrim, alho, cebola, salsinha, cebolinha são alguns exemplos dos diversos temperos naturais que temos a nossa disposição. A cúrcuma por exemplo possui atividade anti-inflamatória e pode ser usada como tempero em omeletes, risotos e diferentes molhos.

9. Não esqueça de fazer atividades

A prática de atividade física nessa época é importante para auxiliar a manter a rotina e o equilíbrio. Lembre-se: nada de compensações ou horas na esteira após o almoço das festas. Mantenha sua rotina.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir