Connect with us

Veterinária de Petrópolis dá dicas de como proteger os animais dos fogos de artifício na virada do ano

Cidade

Veterinária de Petrópolis dá dicas de como proteger os animais dos fogos de artifício na virada do ano

Em Petrópolis, a soltura de fogos de artifício barulhentos é proibida e o descumprimento pode ser denunciado

Os fogos de artifícios ainda são os principais motivos de incidentes com animais quando chega as festividades do fim do ano. Para amenizar o problema, há várias atitudes que precisam ser tomadas pelos tutores de animais domésticos. Para melhor adaptação, é importante acostumar o animal aos poucos, dias antes da virada, que é quando geralmente acontecem os piores barulhos.

Foto Reprodução

Além de fogos barulhentos, que também prejudicam pessoas com deficiência, crianças e idosos, há outros barulhos amedrontadores aos animais muitos comuns neste período: as trovoadas de verão. Segundo a médica veterinária Pamella Machado, os animais possuem capacidade auditiva muito superior à nossa. Por isso, sentem tanto incômodo com artefatos utilizados nas celebrações.

“Enquanto para os humanos a visão e o tato são os sentidos mais utilizados, para os animais o olfato e a audição são sentidos mais desenvolvidos e mais utilizados. A audição canina é capaz de captar vibrações sonoras entre 15 e 40 mil hertz, enquanto nós humanos captamos entre 20 e 20 mil. Ou seja, a audição de um cão é muito mais aguçada do que a nossa. E por isso é tão incomodo para eles sons muito agudos e muito altos”, explica.

A veterinária ressalta que para todos os pets os barulhos de fogos de artifício são extremamente incômodos, mas alguns demonstram mais sensibilidade do que outros. Nesta situação é importante que o tutor conheça seu pet, observe como ele se sente e como se comporta.

“Alguns animais quando escutam fogos ficam agitados, latindo, mas depois se acalmam. Outros ficam muito assustados, extremamente incomodados, e nessa época de réveillon acabamos nos deparando com vários acidentes como fugas, atropelamento e quedas de altura. Algumas dicas podem ajudar os tutores a diminuir o estresse do animal e o medo durante essas ocasiões”.

Ambiente calmo

“Se o seu pet fica agitado, latindo, mas normalmente não demonstra tanto medo, você pode acalma-lo mantendo ele dentro de casa durante a queima de fogos, um ambiente mais calmo, como um quarto por exemplo, ligar uma música relaxante e se puder estar presente com ele nesse período, com certeza ele vai se sentir muito mais protegido”, aconselha a veterinária.

Cuidado com os locais

Agora se o animal fica muito assustado, a ponto de ter risco de fugir ou se machucar,  Pamella ressalta o cuidado em dobro. 
“Para esses animais se for possível estar com o tutor é ainda mais importante. E além disso, temos que tomar cuidado com locais com escadas, piscina, janelas. Pois tem animais que durante o momento de agitação e pânico, podem pular de lajes, janelas, quebrar vidros e cair de escadas e em piscina e se afogar. Além do risco de fugas, alguns pulam muros, portões”.

Medicações

Para esses animais que tem muito medo, existem algumas medicações que podem tranquilizar que podem ajudar, mas devem ser administrados com cautela.

“Normalmente são medicamentos que tem como base a camomila para acalmar, triptofano que ajuda na sensação de bem estar. Mas não é aconselhado nenhum tipo de sedativo, pois tem grandes riscos de efeitos colaterais graves”, diz a veterinária.

Foto: arquivo Dog’s Haveans

Veja mais algumas dicas para proteger os animais

Companhia

Se for possível estar com seu pet durante a queima de fogos, ele com certeza se sentirá muito mais protegido e seguro. Porém, se não for possível, deixe-o com um amigo ou parente.

Segurança

Mantenha o pet em um cômodo seguro (sem risco de escadas, alturas, janelas que ele possa pular), com a porta fechada para abafar o som e de preferência com uma música relaxante.

Identificação

Não deixar o animal sozinho no quintal durante a queima de fogos, pois tem muito risco de fugas e acidentes. Identifique com plaquinha com nome e telefone, pois se ele fugir, tem mais chances de identificar o dono.

Atendimento médico

Se o seu animal tem muito medo, procure o médico veterinário que o acompanha para que seja prescrito uma medicação segura para deixar ele mais tranquilo. O ideal é que a medicação seja iniciada alguns dias antes do réveillon para que tenha um efeito melhor.

Saiba como fazer denúncias

Em Petrópolis, a soltura de fogos de artifício barulhentos é proibida pelo decreto de lei 7.956/2020. A multa pelo descumprimento pode variar entre R$ 130 e R$ 26 mil, a depender da gravidade. Denúncias podem ser recebidas pelos números 2246-9257 e 153.  

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir