Connect with us

Nutricionista petropolitana dá dicas de sobremesas de fim de ano saudáveis

Bem-estar

Nutricionista petropolitana dá dicas de sobremesas de fim de ano saudáveis

Professora do curso de Nutrição da UNIFASE, Caroline Geoffroy, separou algumas receitas nutritivas e especiais

As festas de fim de ano são momentos especiais, repletos de confraternizações e deliciosas refeições. No entanto, é comum que nessa época as pessoas exagerem na alimentação, o que para alguns pode comprometer a saúde e o bem-estar.

Para prevenir, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNIFASE, Caroline Geoffroy, separou algumas receitas nutritivas e especiais. Veja!

Fotos: divulgação

Rocambole de Carne com Arroz de Legumes

Ingredientes

Carne moída – 1 kg; Cebola – 1 unidade; Alho – 5 dentes; Salsinha – 2 colheres sopa; Sal -1 colher de sobremesa; Páprica picante – 1 colher de café; Queijo coalho -1 pacote; Orégano – 2 colheres sobremesa · Azeite extravirgem (para untar) -2 colheres de sopa · Seleta legumes -1 xícara; Arroz integral – 1/2 pacote.

Modo de fazer

Coloque os temperos na carne moída, misture bem e deixe marinar por 20 minutos. Forre a tábua com filme plástico, abra a carne no formato retangular por cima, distribua o queijo sobre a carne e enrole formando o rocambole. Unte o tabuleiro e pincele a carne com azeite. Leve ao forno baixo por 40 a 50 minutos.

Bolinho de maçã integral

Ingredientes

Óleo de girassol – 5 colheres de sopa; Açúcar mascavo – 1 xícara de chá; Ovos – 3 unidades; Maçã vermelha – 1 unidade; Aveia em flocos finos – 1/2 xícara de chá; Farinha de trigo integral – 1 xícara de chá; Uva passa s/ semente – 1/2 xícara de chá; Canela em pó – 1 colher de café; Fermento químico – 1 colher de sopa; Forminha de papel – 9 unidades.

Modo de fazer

Misture os ovos e o óleo com os pedaços de maçã. Em seguida, acrescente açúcar, aveia, farinha, uva passa, canela e fermento, e misture à mão. Depois de homogêneo, coloque nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido na temperatura baixa 180º, de 20 a 30 min.

Sugestão: Polvilhe amêndoas laminadas por cima antes de levar ao forno.

Além disso, a nutricionista dar algumas dicas, para que seja possível manter o equilíbrio e aproveitar essa temporada sem culpa.

Planejamento

Caroline explica que o planejamento é a chave de ouro quando o assunto é alimentação. “Antes das festas começarem, é fundamental planejar as refeições e os alimentos que serão consumidos. Faça uma lista com opções saudáveis e equilibradas, incluindo frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. Dessa forma, você terá alternativas saudáveis à disposição, evitando as tentações calóricas”.

Hidratação

As festas de fim de ano acontecem no período do verão. Então, é importante manter o corpo bem hidratado, sem exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e no excesso de comida, detalha a nutricionista.

“É necessário manter a ingestão constante de água para manter essa hidratação e auxiliar no processo de digestão dos alimentos. Além disso, faça um planejamento para ter opções que contemplem cereais e legumes para manter uma refeição mais equilibrada”, destaca a nutricionista.

Porções menores

Durante as refeições festivas, é importante ter consciência e optar por porções menores dos pratos mais calóricos. Dessa forma, você poderá saborear as delícias típicas da época sem exagerar nas calorias.

“Aproveitar as festas para incluir alimentos nutritivos no cardápio, optando por saladas coloridas, ricas em vegetais e folhas verdes, que são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, é importante para não perder o foco de uma alimentação saudável. Para quem deseja transformar seus hábitos alimentares em 2024, já pode dar o primeiro passo nas festas, consumindo proteínas magras, como peixes e aves, sempre evitando o consumo excessivo de alimentos fritos e gordurosos”, frisa a nutricionista.

Substituições

Fazer substituições inteligentes é uma carta coringa para quem deseja festejar e se manter no foco. Você sabia que é possível adaptar algumas receitas tradicionais, tornando-as mais saudáveis?

“Não sou radical no sentido de dizer que a pessoa não deve comer. Ela pode se dar ao luxo de comer proteínas típicas das festas de fim de ano que, em sua maioria, possuem conservantes e outros aditivos químicos, utilizados para que esses alimentos durem por mais tempo, mas estes alimentos não devem ser inseridos em nossa rotina diária de consumo, justamente por serem produtos ultraprocessados. Particularmente, não vejo problema algum em consumir com moderação esses produtos nessas datas especiais e retornar à uma rotina alimentar no dia a dia com produtos in natura ou minimamente processados. No entanto, é possível inovar nas receitas com criatividade”, salienta a nutricionista.

Substituir ingredientes como açúcar refinado por adoçantes naturais, como mel ou açúcar de coco, além de utilizar farinhas integrais em vez de farinha branca, são pequenas trocas que podem fazer uma grande diferença na qualidade nutricional das refeições.

“Manter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano não significa abrir mão dos prazeres gastronômicos dessa época. Com planejamento, equilíbrio e escolhas conscientes, é possível aproveitar as celebrações sem comprometer a saúde”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir