Connect with us

Sesc Quitandinha inaugura a exposição ‘Da Kutanda ao Quitandinha’ na sexta-feira

Agenda

Sesc Quitandinha inaugura a exposição ‘Da Kutanda ao Quitandinha’ na sexta-feira

Em homenagem ao aniversário de 80 anos do local, a mostra revela fatos e artistas apagados da história oficial e será aberta no dia 1° de dezembro, a partir das 10h

O Sesc RJ inaugura na  na sexta-feira, 1º de dezembro, a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, a partir das 10h. A mostra, que faz parte das celebrações dos 80 anos do espaço, aberto em 1944 como hotel-cassino, e que hoje sedia o Centro Cultural, vai até o dia 25 de fevereiro de 2024.

Foto: divulgação Sesc

A exposição tem a curadoria geral de Marcelo Campos e será composta por seis núcleos, traçando um percurso que começa no século 18, com as primeiras referências da presença de negros na Freguesia de Nossa Senhora de Inhomirim, base do povoamento da região, por meio da navegação do rio Piabanha e das fazendas que exploravam o trabalho escravizado, que deu origem a Petrópolis.

Destaques da exposição

A mostra irá destacar as tecnologias trazidas pelos africanos, suas lideranças, e a quitanda – assentada no local onde está o Quitandinha – operada por mulheres negras e responsáveis por parte da economia do século 19. A palavra é derivada de kitanda, “feira”, e kutanda, “ir para longe”, no idioma quimbundo, falado em Angola, origem de muitos africanos que formam a grande população afro-brasileira.

Artistas negros contemporâneos homenageados

Artistas negros, que tiveram forte presença no antigo hotel, e não tiveram tanta visibilidade, serão homenageados na exposição. Dentre eles estão Tomás Santa Rosa, autor dos murais da piscina e do café-concerto do Quitandinha e Wilson Tibério que fez nos salões do Quitandinha, em 1946,uma exposição com cerca de 130 obras.

“Pensar e celebrar os 80 anos do Quitandinha, focando em arte e cultura, é rever uma história, sublinhar fatos, em sua maioria, desconhecidos, e cuidar para que uma sociedade desigual não permaneça”, afirma Marcelo Campos.

Foto:  Frank Scherschel/The LIFE Picture Collection/Shutterstock (13932933ai) / Registro do Hotel Quitandinha em 1945

Veja os núcleos que compõem a exposição

Da Kutanda ao Quitandinha – Salão Dom Pedro

Com curadoria de Filipe Graciano e Renata de Aquino, este segmento mostra para o público os primórdios do povoamento de Petrópolis, a presença das populações africanas, suas tecnologias e saberes. Na entrada, estará a reprodução de um mapa do século 18, pertencente ao Museu Imperial de Petrópolis.

Tomás Santa Rosa (1909-1956) – Salão Social, Piscina, Galeria das Estrelas, Gaiola e Jardim de Inverno

Autor dos murais da Piscina e do Café-concerto, e da pintura decorativa de biombos, o artista paraibano Tomás Santa Rosa, que migrou para o Rio de Janeiro em 1932, tem sua importante trajetória mostrada em vários espaços do CCSQ. Com curadoria de Bruno Pinheiro e Marcelo Campos, o público verá as áreas de atuação marcante de Santa Rosa na cenografia, figurino, capas de livro, pinturas, aquarelas e caricaturas.

Tomas Santa Rosa Junior_s título_s data_Guache sobre cartão_34 x 49,4 x 2,8 cm_Coleção Luizmar Medeiros Oliveira

Flip (Felipe Yung) – Instalação “Siga Flutuando”, de– Salão Mauá

O curador Marcelo Campos convidou o artista Flip (Felipe Yung) a ocupar os 1.900 metros quadrados do Salão Mauá. Atuante na arte urbana desde os anos 1990, no Brasil e no exterior, Flip cria personagens, seres imaginários, que por muitas vezes são feitos em grandes proporções sobre empenas de prédios. Para se relacionar com as dimensões superlativas do espaço, ele criou a instalação “Siga flutuando”, uma escultura inflável com cerca de oito metros de altura e nove metros de diâmetro.

Anna Bella Geiger e os 70 anos de Arte Abstrata – Salão Social 1 e 2.

Um dos nomes mais importantes da arte brasileira, Anna Bella Geiger (1933) terá um destaque especial na exposição, e seu depoimento sobre aquele evento histórico, realizado há 70 anos, foi precioso para conduzir “os caminhos e hipóteses sobre o protagonismo do Quitandinha em suas realizações artísticas”, conta o curador Marcelo Campos.

Wilson Tibério (1920-2005) – Sala de Convenções
O curador Bruno Pinheiro buscou em vários acervos pinturas, desenhos,
esculturas, ilustrações, documentos e vídeos do artista nascido em Porto Alegre, que irão compor este núcleo. A importante trajetória do pintor, que foi ativo militante antirracista, é pouco documentada, desde que se mudou para Paris, em 1947, onde se baseou para constantes viagens à África.

Quitandinha 80 anos – Varandas

Com pesquisa e desenvolvimento de Ana Cunha, Flávio Menna Barreto, e Jeff Celophane, o público verá fotografias, documentos, plantas e objetos dos primeiros  anos de funcionamento do Quitandinha. A recriação do mobiliário de época, com uma releitura dos biombos utilizados, que servirão de suporte para as fotografias e textos, vai ambientar o público no que foi a atmosfera do local, nos anos 1940. Como parte da revitalização do mobiliário, os pufes centrais foram restaurados, e serão utilizados para criar a paisagem sonora que costura sons, músicas da época e depoimentos.

Pra anotar ai

Exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”

Quando: de 1 de janeiro a 25 de fevereiro de 2024

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha

Visitação: terça a domingo, e feriados, das 9h30 às 17h

Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)

Entrada: gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir