Connect with us

#Dica de lazer: trilha suspensa do Parnaso em Teresópolis é reaberta para visitação

Lazer

#Dica de lazer: trilha suspensa do Parnaso em Teresópolis é reaberta para visitação

Atrativo foi fechado em 2020 para manutenção

Uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Parnaso, em Teresópolis, a trilha suspensa foi reaberta para visitação. O atrativo ficou fechado para manutenção durante três anos. 

Fotos: @estradadechao – Luis Henrique Lucas

Por ser considerada de nível de dificuldade leve, a trilha atrai visitantes de vários lugares. Sua extensão é de 1.300 metros, com o percurso que leva 1 horas, permitindo acesso a pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do circuito. 

Sobre a Trilha Suspensa

Construída sobre um aqueduto do início do século 20, a trilha corta um trecho de Mata Atlântica em nível elevado em relação ao terreno, permitindo ao visitante uma observação mais próxima da copa das árvores. A trilha possui piso de madeira e corrimão. Circular, ela retorna para a Estrada da Barragem por escadarias. No trecho final é possível atingir grandes alturas em relação ao solo, chegando a oito metros, o que permite belas visões da floresta e dos paredões do Parnaso. Além disso, uma escada dá acesso a poços do rio Paquequer, ótima opção de banho em dias quentes.

Sobre o Parnaso

O Parque é um dos pontos turísticos mais queridos pelos petropolitanos e fãs da natureza. Criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Fotos: @loucosporviagem e @Brenomadeira

O parque tem 200 quilômetros de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Entre estas trilhas, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Saiba mais:  Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Entrada pela sede Teresópolis

Em Teresópolis, a entrada principal do Parque é pela Avenida Rotariana s/nº,  BR – 116 Rio-Bahia, na altura do km 89,5, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Portal da Cidade.

Entrada pela sede Petrópolis

A portaria da Sede Petrópolis fica no Bonfim, em Corrêas. O acesso é pela BR – 040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora. Do Centro da cidade à sede, a melhor opção é pela Estrada União Indústria.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

O horário de funcionamento: das 7h às 16h. Mais informações parnaso_oficial para agendamento de pernoite acesse o site.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir