Connect with us

Novembro Azul: médico de Petrópolis explica como detectar e prevenir o câncer de próstata

Saúde

Novembro Azul: médico de Petrópolis explica como detectar e prevenir o câncer de próstata

Estimam-se 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, veja informações valiosas sobre a doença

Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA apontam que o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todo o país, e o segundo que mais causa óbito – 16 mil, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma. Estimam-se 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

Neste mês em que ocorre a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, o médico Pedro Ismael, oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO) faz alguns alertas sobre como identificar, tratar e as principais formas de prevenir esse tipo de câncer.

Foto: divulgação

Fatores de risco

Com relação aos fatores de risco, o oncologista afirma que a idade, a etnia e a alimentação estão entre os fatores de risco.

“Quanto mais o homem vive, maior o risco do câncer de próstata. A maior parte do diagnóstico de pacientes com a doença ocorre em homens com mais de 50 anos. Outros fatores como a etnia, a raça negra, têm um risco aumentado de ter o câncer de próstata. Uma dieta hipercalórica, pobre de verdura, frutas e fibras também têm uma tendência para o risco da doença”, explica Pedro. 

Sendo que, segundo o especialista, pessoas que têm histórico familiar do câncer, como em parentes de primeiro grau, o risco de desenvolver a doença é 5 vezes maior. 

Sintomas

Segundo o oncologista, existem alguns sinais de atenção para os homens, como dificuldade de urinar ou urinar muitas vezes ao dia ou à noite. Em casos mais avançados, Pedro Ismael cita a presença de sangue no sêmen e/ou na urina e até dores ósseas.

Exames

Porém, o médico destaca que nem sempre o câncer de próstata apresenta sintomas, o que pode fazer com que a doença esteja avançando sem que o paciente perceba. Por este motivo, ele ressalta a importância de fazer os exames periodicamente, como o de sangue, PSA, e o toque retal, que é indicado para homens a partir dos 45 a 50 anos, podendo ser iniciados aos 40 anos caso o paciente tenha algum dos fatores de risco. Embora ainda exista muito tabu relacionado ao exame, o médico destaca que ele é rápido, indolor e fundamental para identificação da doença, uma vez que permite que o médico perceba alterações na glândula prostática.

“E é sempre importante ter em mente que, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, diz.

Tratamento

A partir do momento em que o câncer de próstata é identificado, o especialista explica que o tratamento é individualizado.

“Tanto os ricos quanto os benefícios são discutidos caso a caso”, afirma.

Segundo Pedro, quando a doença é identificada em estágio inicial, pode ser sugerida a cirurgia, radioterapia ou até mesmo a observação vigilante. Em casos mais avançados, o médico pode orientar a hormonioterapia e/ou a quimioterapia.

Prevenção

O médico também alerta sobre como os homens podem prevenir o câncer de próstata. De acordo com ele, o consumo de alimentos com gorduras de origem animal aumenta os riscos dos homens desenvolverem a doença, assim como o tabagismo.

“Também indicamos que evitem a ingestão de bebida alcoólica e mantenham uma dieta rica em legumes, frutas e grãos. Outra prática recomendada e que funciona como fator protetor para a maioria dos tipos de câncer é manter o peso corporal adequado e exercício físico”, pontua o médico Pedro Ismael, oncologista do CTO.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir