Connect with us

Novembro Azul: CTO vai oferecer exames gratuitos de PSA em Petrópolis

Saúde

Novembro Azul: CTO vai oferecer exames gratuitos de PSA em Petrópolis

Iniciativa será no dia 11 de novembro e ocorre por meio de uma parceria com o Laboratório de Corrêas e a Secretaria Municipal de Saúde. Ação é voltada para homens com mais de 50 anos e é preciso fazer um cadastro. Vagas são limitadas

O Centro de Terapia Oncológica (CTO), em Petrópolis, adere neste mês à campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata. No dia 11 de novembro, a partir das 8h, a unidade vai oferecer exames de PSA gratuitamente para homens com mais de 50 anos. O objetivo é auxiliar na detecção precoce da doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo mais incidente de câncer nos homens em todas as regiões do país.

Fotos: Divulgação

A ação vai ocorrer em parceria com o Laboratório de Corrêas e a Secretaria Municipal de Saúde e, para participar, é necessário fazer um cadastro neste link. As vagas são limitadas. Para fazer o exame, não é preciso estar em jejum.

“Este é o quarto ano em que promovemos a ação e esta é uma forma de mostrar a importância de fazer os exames regularmente. Lembrando que o PSA é um exame que contribui para o diagnóstico do câncer de próstata – associado ao toque retal e a outros exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética – e, quanto mais cedo a doença for identificada, maior é a chance de cura”, diz Carla Ismael, oncologista do CTO.

A estimativa do Inca é que no triênio de 2023 a 2025 sejam diagnosticados 71.730 novos casos do câncer de próstata, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

Secretário de Saúde do município, Marcus Curvelo destaca que a realização deste exame gratuito de PSA promove a conscientização da população, em especial os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce. “Ficamos felizes em estar juntos ao CTO e ao Laboratório de Corrêas nesta iniciativa fundamental para a promoção da saúde”, afirma.

Já o diretor do grupo Laboratório de Corrêas, Denisvaldo Silveira, diz que é uma alegria contribuir, mais um ano, com esta campanha tão importante. “Somos amigos da saúde e nos colocamos à disposição dos petropolitanos nesta ação de prevenção, através do diagnóstico precoce, promovido pelo resultado do exame PSA. Em 2022, esta parceria foi um grande sucesso”, destaca.

Pra anotar aí:

Exame gratuito de PSA no CTO

Onde: Rua Dr. Sá Earp, nº 309, Morin

Quando: 11 de novembro, a partir das 8h

Cadastro clicando aqui

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir