Connect with us

Petrópolis Gourmet: 6 destaques da programação do maior festival gastronômico da região

Cidade

Petrópolis Gourmet: 6 destaques da programação do maior festival gastronômico da região

Para ficar por dentro do quinto maior evento gastronômico do país

Até o dia 26 de novembro acontece o 23° Festival Petrópolis Gourmet. Com o tema “Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família”, 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens fazem parte desta edição, que é uma uma viagem pelo paladar e memórias, explorando os sabores que tocam a alma e aquecem o coração.

Veja alguns dos destaques da programação.

1. Oficinas culinárias

A oficina “Avós e netos – afeto através do tempo” trará uma homenagem às tradições familiares, explorando o elo entre gerações, permitindo que avós e netos compartilhem a paixão pela culinária e criem memórias especiais juntos. É uma jornada de afeto, onde as histórias de família ganham vida nas panelas e nos pratos.

Foto: divulgação Petrópolis Gourmet

Programação das oficinas

  • 18 de novembro (sábado)

Oficina paella valenciana, courgette com recheio de gambas (crustáceo) e molhos indianos com Chef Marcio Ricci (Portugal), Chef Malkeet Sing Dilon (Índia) e Néviton Marci (Brasil) – 14h – Praça de Alimentação Pátio Petrópolis

  • 19 de novembro (domingo)

Oficina avós e netos – “Afeto através do tempo” – Chefs Marcio Ricci e Barão – 16h – Shopping Vilarejo

  • 21 de novembro (terça-feira)

Oficina “Café com Afeto” com Barista Alison Fonseca 3 Corações – 15h – Chocolates Katz – Barão de Amazonas

  • 25 de novembro (sábado)

Oficina infantil – Biscoito Natalino” com Chef Alice Cox – 16h – Hipershopping Petrópolis

2. Mercado Gourmet e Agito gastronômico

No pitoresco Bosque dos Vales, localizado no Vale do Cuiabá, em Itaipava, o domingo (19) será marcado pelo “Mercado Gourmet e Agito Gastronômico”. Das 12h em diante, o público terá a oportunidade de explorar e adquirir produtos locais de Petrópolis, enquanto desfruta de pratos preparados pelos renomados Chefs Márcio Ricci e Barão ao som do DJ Carlinhos Tardiolli.

Foto: Divulgação Petrópolis Gourmet

3. Desafios dos chefs

Os chefs participantes irão competir na criação de pratos incríveis, revelando o melhor da gastronomia regional. A competição acontece em duas etapas: na primeira, chefs elaboram receitas com ‘insumos surpresa’ e os cinco melhores avançam para a etapa final. Na fase decisiva, os finalistas enfrentam um novo desafio e concorrem ao título “Menu Memória Afetiva do Petrópolis Gourmet 2023”. A fase eliminatória ocorre no dia 16 de novembro, às  9h, no Senac.  Já no dia 21, é a grande final do desafio. 

Foto: Divulgação Petrópolis Gourmet

O vencedor será premiado com uma viagem de 15 dias a Portugal, custeada e com um curso na renomada Cozinha Ricci, em Lisboa, do chef Márcio Ricci, destaque de catering na Embaixada Brasileira em Portugal, com pratos especiais para personalidades e líderes  europeus em visita ao país.

4. Palestras e rodas de conversas

As palestras e rodas de conversa abordam temas que vão desde as novas tendências na gastronomia até a nutrição sustentável, oferecendo uma visão abrangente do mundo da culinária. Haverá um espaço para ação social, onde a comunidade se reúne em torno da boa comida estimulando o conhecimento da gastronomia não apenas como alimento para o corpo, mas para a alma e como propulsor do turismo.

No dia 17 de novembro rola um papo sobre Nutrição: Sustentabilidade e Criatividade: Comida Saudável, das 9h às 11h, na Universidade Estácio de Sá. No dia 21, será abordado o tema “Novas Tendências da Gastronomia Mundial: Roda de Conversa com o Chef Marcio Ricci”, às 19h, no Senac.

Chefs Mônica Campanhã e Cris Carriço, vencedoras do EnchefsRJ – Foto Divulgação

5. Cozinha Brasil

O Caminhão da Cozinha Brasil da Firjan/Sesi vai funcionar na Praça Dom Pedro, de quinta-feira a
sábado (16 a 18), com três turmas em todos estes dias, sempre às 10h, 13h e 15h.
As inscrições para as oficinas do Cozinha Brasil estão abertas e podem ser feitas aqui.  Mas, se ainda houver vagas é possível se inscrever momentos antes das aulas. Porém, o mais indicado é deixar reservado antecipadamente porque as vagas são limitadas.

Programação das aulas

  • 16 de novembro (quinta-feira)

Oficina queijadinha de repolho – 10h, 13h e 15h

  • 17 de novembro (sexta-feira)

Bolo de chocolate com abobrinha –  10h, 13h e 15h

  • 18 de novembro (sábado)

Bolinho de arroz com almôndega colorida – 10h, 13h e 15h

Foto: divulgação Petrópolis Gourmet

6. Ação Social

No dia 22 de novembro,  “Uma Leve Pitada de Amor” – Projeto Paz no Prato com Chef Márcio Ricci, ocorre na Oficina Irmã Rosa, às 13h30, na Rua Infante Dom Henrique, LT 03 – Quadra 04 – Independência. No dia 23 é a vez do Chef Marcio Ricci, Chef Alice Cox e Marjorie Cox estarem na ação Social COMAC.

Foto: Marco de Paula

Saiba mais: Petrópolis Gourmet terá oficinas gratuitas, chefs na praça e muito mais; veja a programação completa

Saiba mais: Oficinas gastronômicas gratuitas fazem parte do  Petrópolis Gourmet 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir