Connect with us

8 motivos para visitar a Feira de Cerâmica de Petrópolis, no Shopping Vilarejo, em Petrópolis

Agenda

8 motivos para visitar a Feira de Cerâmica de Petrópolis, no Shopping Vilarejo, em Petrópolis

Com entrada gratuita, evento reúne exposições de cerâmicas autorais por diversos artistas

A 4ª edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece neste mês em Itaipava nos dias 18 e 19 de novembro no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e irá contar com a participação de cerca de 30 expositores e 10 apoiadores.

Além da exposição e venda de diversas peças, o evento promove uma programação composta por palestras e oficinas, além de exibição de filmes sobre cerâmica, lançamento de livro e sorteios. Separamos nesta lista 8 motivos para aproveitar a Feira.

Fotos: Divulgação

1. O evento é gratuito

A Feira de Cerâmica terá diversos expositores e tem entrada gratuita!

2. Organização por produtoras

A Feira, que já é um evento consolidado e já faz parte do calendário de eventos de Petrópolis, este ano está sendo produzida pela Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo, que possuem mais de 25 anos de experiência nas mais diversas áreas da cultura. O evento foi criado e organizado, em suas três primeiras edições, pelos próprios ceramistas, encabeçados por Ivo Ferreira.

Fotos: Divulgação

3. Divulgação da cerâmica autoral

Logo em sua primeira edição, a Feira de Cerâmica atraiu cerca de 700 visitantes, que conheceram os autores das obras distribuídas em 18 mesas (individuais e coletivas). No ano seguinte, devido ao sucesso, contou com o dobro de expositores. A atração é uma grande oportunidade para a divulgação da cerâmica autoral e também para possibilitar um canal direto de vendas com o público, aproveitando a proximidade das festas de fim de ano.

4. Conhecer a história da cerâmica em Petrópolis

A cerâmica artística e a cidade de Petrópolis têm uma forte ligação, que começou lá na década de 1920, quando o empreendedor Alberto Augusto da Costa e o ceramista francês Henry Gonot abriram a Cerâmica Itaipava. A atividade foi forte no município até meados dos anos 1970.

Ao longo desse período outras cerâmicas surgiram, como a Luiz Salvador, a Santa Ettienne, a Nova Cerâmica, a Cerâmica Imperial e a Cerâmica Almeida, tornando a região conhecida como centro produtor de cerâmica artística. A atividade gerou emprego e renda, atraindo visitantes e compradores de todo o país.

Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena petropolitana com o surgimento de novos ateliês. O número vem crescendo e, atualmente, há no município cerca de 40 ceramistas produzindo artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.

Fotos: Divulgação

5. Programação diversificada

O evento promove uma programação composta por palestras e oficinas, além de exibição de filmes sobre cerâmica, lançamento de livro e sorteios.

6. Conhecer a importância da Cerâmica

A cerâmica é uma das primeiras formas de expressão artística utilizada pela humanidade. Pelo barro, uma matéria viva, passando pela magia do fogo, nascem objetos funcionais e decorativos que são pura poesia e contam história.

“A Feira de Cerâmica de Petrópolis surgiu em 2017, idealizada e organizada por ceramistas locais, para atender aos anseios dos demais ceramistas estabelecidos na cidade, que sentiam falta de um evento que proporcionasse a oportunidade de expor e comercializar os seus trabalhos, além da possibilidade de uma rica troca de informações com os demais colegas”, Ivo Ferreira, um dos idealizadores do evento.

Foto: divulgação

7. Localização

O evento acontece no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e quem vai passar o fim de semana no terceiro distrito de Petrópolis dispõe de uma série de outros atrativos e opções gastronômicas e de lazer.

8. Peças de qualidade

“Quem for ao evento vai encontrar peças de muito bom gosto, uma programação rica e diversificada para todos os públicos, vai conhecer mais sobre o universo da cerâmica e poder se aproximar e trocar experiências com os artistas locais,” diz Alice Cavalcante, uma das idealizadoras do evento.

Pra anotar aí:

4ª Feira de Cerâmica de Petrópolis

Onde: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, nº 10.035 – Itaipava

Quando: 18 e 19 de novembro de 2023

Funcionamento: sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h

Mais informações: no site ou e-mail feiraceramicadepetropolis@gmail.com

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir