Connect with us

Jovem atleta recolhe mais de mil copos para reciclagem e doa mudas de plantas em corrida de Petrópolis

Petrópolis do bem

Jovem atleta recolhe mais de mil copos para reciclagem e doa mudas de plantas em corrida de Petrópolis

Miguel Pereira, de 16 anos, é idealizador do Projeto Atleta Parceiro

O atleta niteroiense, Miguel Pereira, de 16 anos, tem sido inspiração para outros jovens no campo da sustentabilidade. Engajado com a temática ambiental, o jovem é idealizador do projeto “Atleta Parceiro”, onde participou no dia 29 de outubro, da etapa de Petrópolis da “Corrida da Serra”.

Fotos: divulgação

Durante o evento, mais de mil copos utilizados foram recolhidos por ele e sua equipe e, após o processo de higienização e preparo, serão reutilizados ou reciclados. Em um vídeo publicado na sua rede, Miguel mostrou toda a ação.

Engajado com a causa ambiental e climática, o atleta também atua como membro convidado do GAM Jovem e do The Climate Reality Project Brasil.

Superação

Miguel foi diagnosticado com osteomielite lombar, uma inflamação nos ossos causada por uma infecção, o que quase o deixou impossibilitado de andar.

“Foram dois anos até restabelecer sua mobilidade, entre internações e tratamentos. Evoluiu  gradativamente do leito para a cadeira de rodas e andador. Tinha a possibilidade de ficar na cadeira de forma permanente,” conta Eliane Pereira, mãe de Miguel.

Por conta da superação e por sua atuação no esporte, o jovem recebeu uma homenagem da Secretaria Estadual de Saúde do RJ.

Foto: divulgação

Sustentabilidade no esporte

O objetivo de Miguel é promover a educação ambiental e climática e conscientizar os participantes dos eventos a tornar a prática esportiva mais sustentável, assim mitigando os impactos no meio ambiente.

“Queremos alertar o impacto ambiental que os grandes eventos causam, principalmente, com a utilização de copos descartáveis. Visamos também uma mudança de postura do coletivo, um olhar mais atento no que diz respeito à responsabilidade ambiental, além de estimular o voluntariado”, diz Miguel.

Selo Prima

O Projeto Atleta Parceiro possui o selo Prima de Conscientização Climática, onde são desenvolvidos atividades e ações voltadas para o meio ambiente. Entre elas estão: gerenciamento de resíduos; limpeza de praias; limpeza de mangues; feira escolar; trilha ecológica; exposições; evento esportivo; plantios e doação de mudas; atividade recreativa; oficinas e apresentação teatral e artística.

Para saber mais sobre o Projeto e acompanhar os eventos, siga as redes do Atleta Parceiro e do Miguel Pereira.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir