Connect with us

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de três mil pessoas em Petrópolis

Cidade

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de três mil pessoas em Petrópolis

Este é o 15º ano da campanha, que teve início em 2009

Com o tema “Colorindo vidas com amor e solidariedade”, a Caminhada do Outubro Rosa reuniu, de acordo com a organização do evento, cerca de 3.500 pessoas, na tarde do sábado (29) no Centro de Petrópolis.

Foto: divulgação

O grupo saiu da Catedral São Pedro de Alcântara e de lá, seguiu pela Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, Rua Dr. Nelson de Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade, Rua Roberto da Silveira, até o Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá, onde o trajeto foi finalizado. 

Antes da caminhada mais de 2.000 pessoas receberam a camisa do Outubro Rosa em troca de 1kg de alimento não perecível.

Fotos: divulgação

“É muito importante ressaltar que os alimentos arrecadados serão utilizados na Casa de Apoio e na montagem das cestas básicas de novembro e dezembro, distribuídas para as famílias assistidas pela APPO, As camisas foram fornecidas pela Prefeitura Municipal de Petrópolis”, disse Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.

Homenagem à APPO

O público contou com ações como aferição de pressão e verificação de glicemia. O Prêmio Padre Quinha foi entregue à presidente Ana Cristina, que de acordo com a Resolução 69/2016, homenageia instituições por seu relevante empenho junto às causas sociais do Município. 

“O Padre Quinha sempre esteve conosco por muitos anos lutando pela nossa causa e nos ajudando a caminhar. Nossa alegria não tem medida”, ressaltou Ana.

Fotos: divulgação

Emendas para APPO

O vereador Octávio Sampaio entregou uma Emenda à Loa, que se trata de uma Emenda Individual Impositiva à Lei Orçamentária anual para o exercício de 2024, destinada a APPO para no valor de R$50 mil, no Orçamento da Secretaria de Saúde, Fundo Municipal de Saúde, Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

“Em 2023 passamos por um momento muito difícil para a APPO e precisamos reduzir a quantidade de funcionários, sobrecarregando a equipe, mas sem reduzir serviços para os atendidos. Ações como esta Emenda nos fazem perceber que nosso trabalho é valorizado e está sendo percebido. Esses recursos serão usados com muito respeito ao dinheiro público e aos pacientes oncológicos”, ponderou Ana.

Exposição

Na chegada o público pode prestigiar a exposição de telas produzidas por alunos das Escolas Municipais de Petrópolis que durante todo o mês de outubro foram sensibilizados por ações educativas que sensibilizaram os menores para a importância da prevenção e detecção do câncer de mama.

“A exposição de telas é um sonho. Estamos muito felizes com essa ação organizada pela Secretaria de Educação, que abraçou de forma espetacular o verdadeiro conceito do Outubro Rosa que é o de levar informações de qualidade para todos os públicos”, ponderou Ana.

Outubro Rosa  em Petrópolis

Este é o 15º ano da campanha, que teve início em 2009, e foi a 13ª edição da caminhada, que ficou 2 anos suspensa por conta da pandemia. A primeira edição do evento foi “Saúde da mama, uma nova caminhada”, visando à conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Com a campanha a APPO promoveu uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público, principalmente com relação ao conserto de um mamógrafo que estava parado há quase três anos no Centro de Saúde, além da conscientização feita há mais de 1450 pessoas em palestras sobre o assunto. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir