Connect with us

Outubro Rosa: médica petropolitana ressalta a importância do autoexame

Saúde

Outubro Rosa: médica petropolitana ressalta a importância do autoexame

Dra. Carla destaca que hoje em dia o câncer de mama tem inúmeras formas de tratamento e que o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas

O câncer de mama é uma das principais preocupações de saúde no mundo, afetando milhões de mulheres anualmente. Colocado pelos especialistas, a detecção precoce auxilia na redução das taxas de mortalidade causadas pela doença.

Neste mês – Outubro Rosa, onde a conscientização e prevenção do câncer de mama estão em foco, conversamos com a Dra. Carla Ismael, oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), para entender melhor sobre a doença e como ter o diagnóstico precoce.

Acompanhe!

Sou Petrópolis: Como funciona o autoexame para o possível diagnóstico precoce?

Dra. Carla Ismael: A mulher deve fazer o autoexame pelo menos uma vez ao mês, poupando as regiões da mama para ver se detecta algo diferente no corpo. Para mulheres que ainda menstruam, o ideal é fazer no primeiro ou segundo dia após a menstruação. Já em pessoas na fase de menopausa, fazer o mesmo procedimento uma vez ao mês. Já tive situações de pacientes que detectaram o nódulo poupando a mama no intervalo de uma mamografia para outra e conseguiram descobrir algo diferente.

Fotos: divulgação/CTO / Reprodução internet

Sou Petrópolis: Qual a importância da detecção precoce?

Dra. Carla Ismael: Quando mais cedo diagnosticado, o tratamento será o mais simples possível. Será realizada uma cirurgia e, dependendo do caso, complementa com a radioterapia ou com remédios durante 5 a 10 anos. Já quando o câncer de mama é descoberto mais tarde e o tumor é mais agressivo, é necessário fazer a quimioterapia para depois realizar a cirurgia da paciente.

Sou Petrópolis: Quais exames são necessários para o diagnóstico precoce?

Dra. Carla Ismael: O melhor meio de acompanhar é por meio do exame radiológico e da mamografia. Normalmente, no Brasil, aconselhamos fazer a partir dos 40 anos de idade. Quando há casos na família com o câncer de mama, a pessoa que possui o parentesco deve começar o exame 10 anos antes.

Existe ainda, o exame para completar a mamografia que é a ultrassom de mama. O terceiro exame é a ressonância magnética para detectar melhor o nódulo e para ter certeza se é câncer ou não.

Foto: reprodução internet

Sou Petrópolis: Como funciona o tratamento?

Dra. Carla Ismael: Quando mais cedo diagnosticado, o tratamento será o mais simples possível. Será realizada uma cirurgia e dependendo do caso, complementar com a radioterapia ou com remédios durante 5 a 10 anos. Já quando o câncer de mama é descoberto mais tarde e o tumor é mais agressivo, é necessário fazer a quimioterapia para depois realizar a cirurgia.

Sou Petrópolis: Como são as consultas preventivas?

Dra. Carla Ismael:  Os médicos devem incentivar suas pacientes a realizarem consultas preventivas regulares, que incluem exames clínicos das mamas. Durante essas consultas, elas podem avaliar fatores de risco individuais e aconselhar sobre os passos a serem seguidos.

A cura existe

A Dra. Carla destaca que hoje em dia o câncer de mama tem inúmeras formas de tratamento.

“Não é para desanimar. O câncer de mama tem tratamento e possibilidade de cura. Mas, o crucial é falar da doença, conversar com o médico, ir atrás de exames todos os anos, realizar o autoexame e a mamografia corretamente,” finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir