Connect with us

Madrugada desta terça é marcada por ocorrências e medo por conta da chuva em Petrópolis

Cidade

Madrugada desta terça é marcada por ocorrências e medo por conta da chuva em Petrópolis

Maior acumulado pluviométrico das últimas 24h foi registrado no Bingen, 81,4 mm. De acordo com a Defesa Civil, ocorrências foram sem gravidade e não houve vítimas

Há dois meses do verão, pouco foi feito pelo poder público para que novas tragédias climáticas, como as de fevereiro e março de 2022, voltem a acontecer em Petrópolis. E com as fortes chuvas neste período do ano, o medo se torna parte constante da vida de quem mora na cidade.

Alagamentos em Corrêas e na Rua Coronel Veiga. Fotos: Reprodução Internet

Na madrugada desta terça-feira (17), um temporal atingiu diversos bairros de Petrópolis causando nove ocorrências, de acordo com a Defesa Civil. Segundo o órgão, todos os registros foram sem gravidade e não houve vítimas.

Medo constante

Apesar disto, vários petropolitanos ficaram preocupados com o que pode acontecer na cidade durante o verão, estação conhecida pelas fortes chuvas. Este é o caso de Marcio Rodrigues que conta não ter conseguido dormir por ter ficado aflito com a tempestade.

“Acordei quase quatro horas da manhã com a chuva. Na hora me deu um aperto grande no peito, pois lembrei de tudo o que aconteceu no ano passado. Na época, minha casa não foi atingida, mas vi diversas barreiras caindo e aquela memória voltou forte. Tentava dormir mas não conseguia de tão alto que estava o barulho da chuva. Aquilo foi me dando muito medo e uma sensação de querer sair de casa e ir pra outro lugar. Pensei até em preparar uma mochila pra caso acontecesse algo, como já fiz outras vezes. Mesmo não morando em área de risco, fico receoso que algo aconteça e apreensivo pelas pessoas que conheço”, relata.

Acumulado pluviométrico

O bairro do Bingen registrou o maior acumulado pluviométrico das últimas 24h na cidade, 81,4 mm, de acordo com dados do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Outras localidades que também tiveram altos índices foram o Morin, com 65 mm (CEMADEN BR); Barão do Rio Branco, com 63,5 mm (INEA); e Centro, com 59,6 mm (INEA).

Balanço atualizado

Confira o balanço atualizado dos registros de ocorrências em função das chuvas em Petrópolis, atualizado às 11h30 desta terça (17):

  • 1 registro de ocorrência de alagamento atingindo o imóvel – Bairro: Quissamã
  • 2 registros de ocorrência de queda de árvore atingindo construções – Bairros: Bingen e Carangola
  • 2 registros de ocorrência de avaliação de risco estrutural – Bairro: Mosela
  • 3 registros de ocorrência de risco de queda de árvore – Bairros: Independência, Mosela e Quarteirão Ingelhein
  • 1 registro de ocorrência de afundamento de via- Bairro: Caxambu

Queda de árvores no Quarteirão Ingelheim e alagamento no Bingen. Fotos: Reprodução Internet

Previsão

Para as próximas horas, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva a partir da tarde, podendo vir acompanhadas de rajadas de vento.

A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta e, principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir