Tatuador petropolitano ajuda na reconstrução de mamas de mulheres vítimas de câncer
As tatuagens tem como objetivo ressignificar a aréola das mulheres, além de melhorar a autoestima
O tatuador petropolitano Pedro Neves criou uma campanha para o Outubro Rosa, mês da conscientização contra o câncer de mama. O nome do projeto é “Descobri, tratei e venci!” com o intuito de reconstruir gratuitamente, por meio de tatuagens, a aréola dos seios de mulheres vítimas da doença.
Fotos Arquivo pessoal
O artista explica que o projeto tem o objetivo de transformar, gratuitamente, cicatrizes decorrentes de operações de mastectomia em arte, devolvendo a autoestima da mulher.
“O projeto visa conferir um novo significado às cicatrizes consequentes das operações, seja cobrindo-as com tatuagens, seja na reconstrução das aréola suprimidas no procedimento cirúrgico, devolvendo, assim, a autoestima de mulheres que sofreram com a doença, sem que o critério financeiro possa representar um obstáculo,” ressalta Pedro.
Além de simbolizar a vitória contra a doença de quem já a superou, o tatuador diz que o projeto é a esperança de quem ainda enfrenta o câncer, representando um importante veículo de conscientização e divulgação da prevenção, contribuindo, assim, para a efetividade de campanha que se inicia este mês.
Fotos: arquivo pessoal
O nome “Descobri, tratei e venci!”
Pedro conta que o projeto teve seu nome dado pela Paula, uma mulher forte e irreverente, a qual venceu a doença há anos. Ela resolveu ressignificar as marcas da sua batalha cobrindo as cicatrizes com uma flor de lótus.
“A flor representa sua trajetória, pois nasce nas águas turvas do rio e vai crescendo até a superfície, onde em águas cristalinas consegue desabrochar. A luta da Paula virou tema de diversas palestras dentro do meio de combate e prevenção ao câncer de mama, portanto, usamos seu lema para poder batizar este projeto que busca levantar a autoestima de mulheres guerreiras como ela,” destaca.
Seu trabalho não apenas restaura a imagem corporal das clientes, mas também ajuda a recuperar a autoconfiança que muitas vezes é abalada pela jornada do câncer.
Fotos Arquivo pessoal
Para a mulher que estiver interessada em fazer uma arte com o tatuador, basta entrar em contato pelo Instagram do artista.
Dados sobre o câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de expansão. Ainda segundo a identidade, mais de 73 mil casos foram registrados no Brasil neste ano.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, o câncer de colo do útero.
Foto: Divulgação
Um dos pilares do evento é, também, compartilhar informações e democratizar o acesso das mulheres ao tratamento, buscando o diagnóstico precoce.
Veja também:
- Projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para jovens de Petrópolis
- Região Serrana do RJ tem a maior proporção de idosos do Brasil; aponta pesquisa da FGV Social
- Confira: 7 airbnbs aconchegantes para curtir em Petrópolis
- Escola de memória para idosos vem promovendo qualidade de vida para a 3ª idade em Petrópolis