14 coisas que só quem viveu nos anos 2000 vai lembrar em Petrópolis
De eventos como Axé Itaipava, autoramas, a um simples lanche no Fuka’s não faltava diversão para a geração da época
Matéria atualizada às 14 do dia 23 de fevereiro de 2024
Passa ano, entra ano, e os petropolitanos continuam a alegar que, antigamente, a vida na cidade era mais divertida. As opções de lazer podiam ser simples, desde saborear um simples sorvete na lanchonete mais famosa a idas aos famosos shows da Exposição Agropecuária.
Essa é para recordar como os anos 2000 eram divertidos na cidade.
1. As casas noturnas
Os jovens de hoje nem imaginam o que era frequentar os famosos “points” na década de 2000 em Petrópolis. Do primeiro ao segundo distrito, o que não faltava eram opções para o público se divertir na noite petropolitana.
Veja também: 8 casas noturnas que fizeram parte da juventude petropolitana nos anos 2000
Foto: Reprodução Facebook Nix Club & Lounge
2. Lan houses
A diversão entre muitos jovens da época eram as dispustas de jogos nas lan houses. Com os computadores à disposição para serem utilizados, por um valor acessível, as máquinas ficavam ligadas à internet e conectadas umas nas outras, formando uma rede interna. Há aqueles que também frequentavam os locais para fazer pesquisas ou apenas para navegar nas redes sociais. A partir de R$ 1 já era possível entrar na internet e permanecer por 30 minutos. Os valores iam aumentando de acordo com o tempo solicitado. Em Petrópolis, algumas ofereciam até lanches.
Foto: reprodução internet
3. Caminhão de chopp da Bauernfest
Tradição na festa que celebra e preserva os costumes germânicos, o caminhão de chopp da Bauernfest percorria as ruas do Centro Histórico no primeiro e no último domingo do evento distribuindo a bebida para o público. E não faltava criatividade para garantir o chopp.
Foto: reprodução facebook Grupo Flashback Petrópolis
4. Locadores de filmes
Além dos cinemas, a quem gostava de fazer a sua própria sessão em casa, alugando as famosas fitas “cassetes” e dvds nas centenas de locadoras de filmes que tinham espelhadas na cidade. Algumas ainda resistem ao tempo e funcionam em Petrópolis.
Veja também: Conheça o petropolitano por trás da Toca do Vídeo: locadora com mais de 30 anos de história na cidade
Foto: Carolina Freitas
5. Exposição Agropecuária
Tradicional no calendário da cidade, o evento que costuma ocorrer no início de maio, no Parque de Exposições de Itaipava, já foi palco de grandes nomes da música, como o grupo Só pra Contrariar, Lulu Santos, Skank, Paralamas do Sucesso, Titãs, Detonautas, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, CPM 22.
Veja também: 17 tuítes que definem a relação dos petropolitanos com a Exposição Agropecuária
Foto: Arquivo – Edgar Pujol
6. Axé Itaipava
Também no Parque de Exposição, o Axé Itaipava agitava a cidade. Ivete Sangalo, as bandas Chiclete com Banana e Babado Novo foram algumas das atrações que se apresentaram no carnaval fora de época.
O auge do evento era o pós, que os abadás customizados eram usados no dia a dia dos petropolitanos.
Foto: reprodução
7. Lanches no Fuka’s Restaurante
O point de encontro dos jovens para um lanche era no Fuka’s, no Centro Histórico. O sundae e a pizza eram os favoritos da galera.
Fotos: Beto Rocha – Davi Castro
8. Patinação na Praça da Liberdade
O programa dos grupos era andar de patins no rink ou ao redor da Praça da Liberdade. E tinha era gente!
Foto: reprodução facebook Mauricio S Borges
9. Andar de Kart em Itaipava
O distrito de Itaipava proporciona diversão para a galera. Outro era o Kart, que funcionava em frente ao Horto Mercado.
Foto: reprodução Miguel Falcão Vaz
10. Boliche no Hipershopping
Principal forma de lazer de muitos que, naquele período, se dirigiam ao Hipershopping aos fins de semana. Quantos aniversários foram comemorados na área do boliche.
Foto: Arquivo/Hipershopping Petrópolis
11. Bodinho na Praça da Liberdade
Quem viveu a infância na Praça vai se lembrar dos passeios nos bodinhos nas carruagens enfeitas. A atividade no local foi proibida no ano de 2018.
Foto: Arquivo pessoal Carolinne Abreu
12. Aniversários no Mick’s Burger
As comemorações dos aniversários tinha o local certo. E até hoje o pessoal fala no hambúrguer com abacaxi da casa e no famoso suspirão!
Foto: Arquivo pessoal Gilberto de Paula Araújo
13. Ou no Mc Donald’s
Não tinha alegria maior do que a de ser convidado para um aniversário no Mc!
Foto: Arquivo pessoal Ana Luiza Hansen Xavier
14. Os autoramas
Diversão entre os jovens dos anos 2000 eram os autoramas que alguns estabelecimentos ofereciam. E que se lembra das pistas da Hobbymania, na Rua Montecaseros, do Jockeys, na Galeria Vila Rica, no antigo Hiper ABC, da Ponei Autorama, no Shopping Dom Pedro II e da Notável, no Quitandinha?