Connect with us

Primavera terá calor e chuvas acima da média em Petrópolis neste ano

Cidade

Primavera terá calor e chuvas acima da média em Petrópolis neste ano

Estação começou no último sábado (23) com altas temperaturas em todo o país

A primavera teve início às 3h50 do último sábado (23) e vai até a 0h27 do dia 22 de dezembro, em todo o Hemisfério Sul. Em Petrópolis, as altas temperaturas típicas da estação já começaram a ser sentidas, chegando aos 38°C. E de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a expectativa é de que os próximos meses continuem desta forma.

Foto: art.plumm

Temperaturas

A especialista explica que, segundo o mapa da previsão de anomalias para o trimestre de outubro, novembro e dezembro, elaborado pelo INMET, CPTEC/INPE e FUNCEME, as temperaturas tendem a permanecer acima da média sentida nos últimos anos em grande parte do Rio de Janeiro.

Chuva

As precipitações também ultrapassarão a média, em especial, no mês de outubro. “A primavera é um período de transição entre a estação mais seca, o inverno, e a estação mais chuvosa, que é o verão. Nessa época é comum termos os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, que podem levar chuvas para o Sudeste e Centro Oeste do país”, alerta.

Andrea ressalta ainda que isso acontece por conta do El Niño, fenômeno que tem a característica de aumentar as chuvas no Sul do país.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir