Com a chegada da primavera, sapucaias florescem e colorem paisagem em Petrópolis
Árvores típicas do Brasil oferecem um espetáculo à parte para petropolitanos e turistas
As folhagens totalmente rosa avermelhadas das sapucaias deram as boas-vindas à primavera em Petrópolis. Vistas na Praça da Liberdade e na Avenida Piabanha, no Centro, as árvores viraram atração para os turistas e moradores da cidade.
Foto: Sou Petrópolis
A paisagista e gestora ambiental, Patrícia Assis, explica que as sapucaias têm nome indígena, que significa canto dos pássaros.
“Durante o inverno é a época que elas perdem suas folhas, ficando no tom amarelado. Nos meses de setembro e outubro, vem as novas folhagens nos tom rubro, que ocorrem logo após a coloração rosácea’’.
Foto: Arquivo @lauravaiviajar
Com as flores perfumadas, a sapucaia é uma espécie de árvore que garante alimentos para pássaros, por conta da castanha produzida. “Ela frutifica nos meses de agosto a setembro. Essa castanha pode ser comestível e também é utilizada para produção de óleos minerais. Além disso, também são conhecidas como marmita ou cumbuca – de -macaco”.
Foto: Sou Petrópolis
Quanto ao seu crescimento a paisagista detalha que é lento, podendo levar de oito a 10 anos para atingirem a idade adulta, chegando até 50 metros.
“Nativa do Brasil, as sapucaia possuem um tronco muito duro e usado para fins terapêuticos também. É uma árvore resistente, e por essa característica exótica indicamos o seu plantio em áreas que sejam amplas, e que, além de colaborar com a recuperação da vegetação, permitirá ainda mais o seu embelezamento. Nos arredores da cidade, já existem várias mudas sendo plantadas, pois elas viraram um atrativo turístico”, conta gestora ambiental, Patrícia Assis.