Edição de verão do Solstício do Som em Petrópolis tem mais de 100 bandas inscritas
Festival, que valoriza a produção autoral, acontece na Praça da Liberdade de 16 a 22 de dezembro
As inscrições para participar do festival Solstício do Som, em Petrópolis, terminaram no último sábado (16). Ao todo, 107 bandas se inscreveram para tocar no evento, que celebra a chegada do verão, e vai acontecer entre os dias 16 a 22 de dezembro, na Praça da Liberdade.
Foto: Rubens Paiva
Das bandas inscritas, 72 são de fora da cidade, sendo que algumas são de outros estados, como São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e Alagoas. De bandas de Petrópolis, foram 31 inscrições; e de grupos com pelo menos um integrante da cidade, foram quatro. O número de inscritos é o maior desde 2020, quando começou a pandemia.
Para João Felipe Verleun, idealizador do festival, o número expressivo de inscrições, principalmente de bandas de fora de Petrópolis, mostra que o Solstício do Som já é uma referência na cena autoral. “Agora a produção terá um imenso trabalho para reconhecer e analisar cada uma das bandas. Somos gratos pelo enorme interesse em participar do evento”, diz.
Seleção
Serão selecionadas para o evento apenas as bandas que não tenham participado das duas últimas edições (inverno de 2023 e verão de 2022) e que possam oferecer pelo menos 40 minutos de repertório 100% autoral e comprovado em gravações disponíveis ao público. Cerca de 40 bandas devem se apresentar na edição de verão do Solstício do Som.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o festival acompanhe o perfil no Instagram @solsticiodosom.
Sobre o Solstício do Som
O Solstício do Som é realizado em Petrópolis desde 2010, duas vezes ao ano, celebrando as chegadas do inverno e verão. O objetivo do evento é promover a ocupação responsável de espaços públicos no Centro Histórico, promovendo a arte produzida na cidade, seja nas áreas da música, dança ou artes visuais.
O Solstício do Som representa um espaço que incentiva os artistas a investirem em suas obras autorais e estimula profissionais da cultura quanto à promoção de eventos que criem espaço para o trabalho artístico autoral no município. O evento também gera empregos temporários e permanentes na sua produção e serviços.