Connect with us

Centro de Cultura de Petrópolis recebe exibição gratuita do curta ‘Firmina’ nesta quarta

Agenda

Centro de Cultura de Petrópolis recebe exibição gratuita do curta ‘Firmina’ nesta quarta

Evento receberá diretora do filme para um bate-papo e faz parte da campanha de combate à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (6), véspera de feriado, o Centro de Cultural Raul de Leoni, em Petrópolis, recebe a exibição gratuita do recém-lançado curta “Firmina”, às 19h, como parte de programação especial para celebrar a Campanha do Agosto Lilás, o Mês de Combate à Violência Contra a Mulher.

Foto: Divulgação

A sessão de cinema é uma realização do Cine Pagu, cineclube que promove exibições itinerantes e oficinas de audiovisual, desde 2017, em Petrópolis, em parceria com o mandato da Coletiva Feminista Popular e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher de Petrópolis (CRAM).

Após a exibição, haverá debate com Izah Neiva, diretora do filme, Vereadora Júlia Casamasso e a coordenadora do CRAM, Thais Justen Gomes.

O curta

O curta-metragem “Firmina” tem a violência contra mulher como tema central. Conta a história de uma pintora idosa que, ao mudar-se para seu novo apartamento, fica presa e incomunicável. Ao ouvir os gritos de socorro vindo do andar de baixo, ela precisa correr contra o tempo para salvar a vizinha.

O filme, que estreou em 2023, tem direção de Izah Neiva e já recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. No elenco, Babu Santana, Teca Pereira, Aysha Nascimento e Melina Soulz.

Foto: Divulgação

Violência contra mulheres

Em Petrópolis, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Disque 180 contabiliza 886 agressões, nos primeiros seis meses de 2023.

De acordo com o último Dossiê Mulher 2022 (ISP-RJ), lançado neste ano, o município lidera no interior do Estado com 647 casos de violência física, 133 de violência sexual, 778 de violência psicológica, 579 de violência moral e 102 de violência patrimonial contra a mulher.

Destaca-se, entretanto, que muito se fala sobre a subnotificação desses registros, uma vez que muitas mulheres sofrem violência e não realizam o registro formal, seja por medo de represálias, seja por ainda encontrarem dificuldade de acesso ao sistema de justiça.

Foto: Ilustrativa

Pra anotar aí:

Exibição ‘Firmina’

Quando: 6 de setembro (quarta-feira), às 19h

Onde: Sala Humberto Mauro, Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, Petrópolis

Mais informações: @cine.pagu ou cineclubepagu@gmail.com

Entrada Franca

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir