Connect with us

Celebração dos 50 anos do Hip-Hop acontece neste fim de semana em Petrópolis

Agenda

Celebração dos 50 anos do Hip-Hop acontece neste fim de semana em Petrópolis

Com programação gratuita, o evento acontece nesta sexta (11) e sábado (12) na Praça da Liberdade e no Centro de Cultura Raul de Leoni

O Centro de Cultura Raul de Leoni e a Praça da Liberdade receberão programações com atividades gratuitas. Grafite, oficinas, debates, filmes e homenagens vão marcar as comemorações pelos 50 anos do Hip Hop. A programação, desenvolvida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultural, começa nesta sexta-feira (11) data de nascimento do estilo, há 50 anos.

Foto: Serra Drone

Programação

O Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, vai ser o palco para a reestréia do filme Hip Hop Serra Resistência Cultural na Cidade Imperial, dirigido pela petropolitana Beatriz Ohana, com fotografia e montagem de Gregori Bastos. A exibição está marcada para esta sexta, 11, às 19h, seguida de coquetel e apresentações das músicas compostas exclusivamente para a trilha sonora.

No sábado, as comemorações seguem na Praça da Liberdade, com o evento Roda Vida, em comemoração aos 50 anos do Hip-Hop , com atividades que vão das 11h às 22h e homenagens a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura hip-hop em Petrópolis.

 

Hip Hop Serra Resistência Cultural na Cidade Imperial

O documentário conta a trajetória do movimento Hip Hop em Petrópolis, principalmente após a fundação da Nação Hip Hop Petrópolis. A história é contada por nomes importantes da cena Hip Hop do Brasil e em Petrópolis. O filme traz à tona a tradição do movimento em Petrópolis, já os anos 70, com as equipes de som, e o forte trabalho da Nação para potencializar e consolidar o hip hop em Petrópolis. A trilha sonora é original e foi criada por artistas petropolitanos. O filme é dirigido por Beatriz Ohana e tem fotografia e montagem de Gregori Bastos.

Hip-Hip: 50 anos

O estilo musical nasceu na década de 70 como um movimento cultural das periferias de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx. O DJ Afrika Bambaataa é considerado o pioneiro deste movimento social tão influente. O Hip Hop chegou ao Brasil na década de 80, trazido por grupos de break dance, conhecidos como b-boys. O Break é apenas uma das vertentes deste estilo que tem o rap como forma musical, o break dance na dança e o grafite como arte visual. Formas de expressão que se consolidaram no mundo e no Brasil e que seguem em constante transformação e atualização, sem perder a raiz: o Hip Hop.

Para difundir a história e a cultura Hip Hop, em 2006, nasceu a Nação Hip Hop Petrópolis. Um coletivo que tem como objetivo fomentar ações e iniciativas independentes para difundir o movimento na cidade. A Nação promove eventos gratuitos, a maior parte em espaços públicos.

A partir da Nação Hip Hop, surgiu, em 2014, o Projeto Roda Vida, pela necessidade de expandir a Roda Cultural do Centro de Cultura. O projeto já foi realizado em diversos bairros, mas tem como ponto central a Praça Visconde de Mauá, conhecida também como Praça da Águia. O evento 50 anos Hip Hop é promovido pela Nação Hip Hop em parceria com a Secretaria de Cultura.

Foto: divulgação

Confira a programação completa

  • Sexta-feira (11) Centro de Cultura Raul de Leoni
    19h – Reestreia do filme Hip Hop Serra Resistência Cultural na Cidade Imperial
    Coquetel e apresentação da trilha sonora do filme
  • Sábado (12) Praça da Liberdade
    Roda viva – 50 anos Hip Hop
    11h às 12h – Recreação Pipocando Fest
    11h – Graffiti
    12h – Distribuição de Livros
    14h – DJ New
    14h às 16h – Recreação Pipocando Fest
    15h – Assalto Poético Carol Maria Marrom
    15h15 – Oficina Baile Charme
    16h30 – Performance Dança
    17h – Homenagem Hip Hop 50 anos
    18h – DJ New
    18h30 – Assalto poético Shanks
    18h50 – 1° Etapa Batalha de MC’s
    19h10 – Final Skate + Shows de NDS, Sarluu e Icaro, Dan28
    19h50 – 2ª Etapa Batalha
    20h10 – Shows Tropa7, Wall e NegaPreto
    20h45 – Assalto poético Emily
    20h55 – Final Batalha
    21h10 – Shows Durango Kid e 217 Mob

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir