Connect with us

Cine Pagu promove sessão de cinema gratuita sobre racismo ambiental neste mês em Petrópolis

Agenda

Cine Pagu promove sessão de cinema gratuita sobre racismo ambiental neste mês em Petrópolis

Com entrada gratuita, evento acontece no dia 19 de agosto, no Centro de Cultura Raul de Leoni

No dia 19 de agosto, às 15h, o Cine Pagu, cineclube que promove exibições itinerantes e oficinas de audiovisual em Petrópolis desde 2017, realizará uma sessão de cine debate gratuita e aberta ao público. O evento acontece na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Foto: Divulgação

Com a temática Racismo Ambiental e Desigualdade Racial, a sessão contará com a exibição do recém lançado filme “Como sobreviver ao Racismo Ambiental”, seguida de debate com Fabricia Sterce, diretora do filme e co-fundadora da Visão Coop.

O encontro também contará com a presença de Lennon Medeiros, assessor de mobilização da Casa Fluminense e Coordenador de Tecnologia na Visão Coop; Claudia Renata Ramos, presidente do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, da Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do RJ e da UMAS (União Por Moradia e Aluguel Social/Assistência social); e Pamela Mércia, ativista por justiça climática e igualdade de gênero, educadora ambiental e fundadora do Instituto TJNS.

Foto: Divulgação

A ação faz parte da programação do curso “Racismo Ambiental e Crise Climática: Compreendendo e Enfrentando as Consequências das Chuvas de 2022”, realizado pelo Instituto Todos Juntos Ninguém Sozinho (TJNS), em Petrópolis.

O documentário

Como sobreviver ao Racismo Ambiental é um documentário lançado no Fórum Rio Clima 2023, que fala sobre o desequilíbrio ecológico na Baixada Fluminense e as consequências na vida dos moradores das favelas e periferias do território, dividido em 4 capítulos temáticos: água, fogo, ar e terra.

A partir da realidade apresentada no filme e do que será apresentado pelos convidados no contexto do curso, os participantes irão refletir e debater sobre a desigualdade racial e suas implicações na cidade de Petrópolis.

Após a exibição, haverá uma confraternização com recepção preparada para todos os presentes no saguão do Centro de Cultura Raul de Leoni. O evento é gratuito e para o público garantir seu lugar, é preciso realizar uma inscrição via formulário do Google clicando aqui.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Sessão de cinema com debate sobre racismo ambiental

Quando: 19 de agosto, às 15h

Onde: Sala Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, Petrópolis)

Inscrições clicando aqui

O Instituto TJNS emitirá certificado de participação aos inscritos na sessão.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir