Connect with us

Conheça 6 atividades e grupos de interação para os idosos participarem em Petrópolis

Bem-estar

Conheça 6 atividades e grupos de interação para os idosos participarem em Petrópolis

Clube do livro, encontro para crochetar, aulas de yoga, tecnologia, memória e muito mais!

Nesta quarta-feira (26) foi comemorado o Dia dos Avós. Apesar de muitos deles se manterem ativos, é comum que algumas pessoas fiquem mais retraídas quando chegam na terceira idade. Mas em Petrópolis, não há desculpas para permanecer sozinho, isso porque há diversas atividades e grupos de interação para os idosos participarem. Confira!

1. Clube do Livro

Ler livros é um hobby que, apesar de ser feito em sua maioria individualmente, se torna melhor quando partilhado com outras pessoas. Pensando em dividir as suas experiências literárias e conhecer diferentes pontos de vistas de uma mesma história, a petropolitana e psicoterapeuta aposentada Tânia Luchi criou, em 2019, o Clube do Livro Granja Brasil, também chamado de GB.

Saiba mais: Petropolitanas aposentadas criam Clube do Livro para compartilhar a paixão pela literatura

Foto: Divulgação

2. Aulas de Yoga

Independentemente de onde você esteja, sempre há lugares inspiradores para fazer yoga. E um ambiente tranquilo em meio à natureza pode potencializar ainda mais os benefícios nessa prática. Em Petrópolis, alguns grupos oferecem a prática no Museu Imperial, Parque Cremerie e Parque de Itaipava.

Saiba mais: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas gratuitas em Petrópolis

Foto: arquivos Sou Petrópolis

3. Aulas de tecnologia

O projeto “Quem meus avós beija, minha boca adoça” visa ensinar idosos acima de 60 anos a mexerem em celulares e notebooks. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, no Hipershopping Petrópolis. Para participar, basta levar o aparelho e tirar suas dúvidas com os voluntários, que estarão à disposição de forma totalmente gratuita.

Saiba mais: Hipershopping Petrópolis promove aulas gratuitas de tecnologia para idosos

Foto: Divulgação

4. Escola de memória e raciocínio

Estimular as funções cognitivas é essencial em todas as fases da vida, em especial na terceira idade. Pensando nisso, vários adultos e idosos em Petrópolis participam das aulas e encontros do Super Cérebro, um método único para trabalhar habilidades como memória, agilidade mental e concentração.

Saiba mais: Em busca de estimular o cérebro, idosos participam de escola de memória e raciocínio em Petrópolis

Foto: Divulgação

5. Encontro das crochemigas

Para amenizar o frio e dar algum tipo de conforto para quem vive em situação de vulnerabilidade, o coletivo de mulheres Crochemigas arrecada doações para confecção de peças que são doadas em instituições da cidade. O grupo também se reúne nas primeiras terças-feiras do mês, na Katz, do Relógio das Flores, no número 85. O trabalho do coletivo pode ser acompanhado nas redes @crochemigas.

Saiba mais: Com a chegada do frio, coletivo de Petrópolis confecciona mantas, cachecóis e gorros; saiba como ajudar

Foto: Divulgação

6. Atividades físicas

Petrópolis conta com alguns espaços que oferecem atividades físicas gratuitas para a terceira idade. Um exemplo é o Centro Esportivo Fábrica do Saber que, normalmente, abre inscrições para aulas de hidroginástica, natação e alongamento. 

Para saber quando abre o próximo período de inscrição, fique de olho no nosso site!

Foto Divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir