Conheça 7 atividades e grupos de interação para os idosos participarem em Petrópolis
Clube do livro, encontro para crochetar, aulas de yoga, memória e muito mais!
Matéria atualizada às 12h do dia 18 de julho de 2024
No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Apesar de muitos deles se manterem ativos, é comum que algumas pessoas fiquem mais retraídas quando chegam na terceira idade. Mas em Petrópolis, não há desculpas para permanecer sozinho, isso porque há diversas atividades e grupos de interação para os idosos participarem. Confira!
Fotos: divulgação
1. Clube do Livro
Ler livros é um hobby que, apesar de ser feito em sua maioria individualmente, se torna melhor quando partilhado com outras pessoas. Pensando em dividir as suas experiências literárias e conhecer diferentes pontos de vistas de uma mesma história, a petropolitana e psicoterapeuta aposentada Tânia Luchi criou, em 2019, o Clube do Livro Granja Brasil, também chamado de GB. Acompanhe o Clube do Livro.
Saiba mais: Petropolitanas aposentadas criam Clube do Livro para compartilhar a paixão pela literatura
Foto: Divulgação
2. Aulas de Yoga
Independentemente de onde você esteja, sempre há lugares inspiradores para fazer yoga. E um ambiente tranquilo em meio à natureza pode potencializar ainda mais os benefícios nessa prática. Em Petrópolis, alguns grupos oferecem a prática no Museu Imperial, no Lago do Quitandinha e no Parque de Itaipava.
Saiba mais: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas em Petrópolis
Foto: Divulgação
3. Escola de memória e raciocínio
Estimular as funções cognitivas é essencial em todas as fases da vida, em especial na terceira idade. Pensando nisso, vários adultos e idosos em Petrópolis participam das aulas e encontros do Super Cérebro, um método único para trabalhar habilidades como memória, agilidade mental e concentração.
Saiba mais: Em busca de estimular o cérebro, idosos participam de escola de memória e raciocínio em Petrópolis
Foto: Divulgação
4. Encontro das Crochemigas
Para amenizar o frio e dar algum tipo de conforto para quem vive em situação de vulnerabilidade, o coletivo de mulheres Crochemigas arrecada doações para confecção de peças que são doadas em instituições da cidade. O grupo também se reúne nas primeiras terças-feiras do mês, na Katz, do Relógio das Flores, no número 85. O trabalho do coletivo pode ser acompanhado nas redes @crochemigas.
Foto: Divulgação
5. Aulas de patchwork
“Quem sabe ensina e quem não sabe aprende”. É com essa proposta que as amigas Rosane Manzini, de 81 anos, e Lecyr Ferreira Gomes Lopes, de 75, resolveram criar o Curso de Patchwork, para pessoas acima de 60 anos. Suas experiências com a técnica são compartilhadas em um salão paroquial, em Pedro do Rio e, devido a limitação do espaço, elas estão recebendo somente visita para quem deseja conhecer o trabalho e tomar um cafezinho com grupo.
Foto: divulgação
6. Aula de dança
Idealizado pela ativista da longevidade, Silvana Coelho, especialista e apaixonada pela causa da pessoa idosa, o Projeto Dance +, ocorre todas as segundas-feiras, às 20h, no 1° piso do Hipershopping Petrópolis. Para participar basta levar alegria e muito ritmo para o local.
Foto: reprodução instagram @silvanacoelho
7. Atividades físicas
Petrópolis conta com alguns espaços que oferecem atividades físicas gratuitas para a terceira idade. Um exemplo é o Centro Esportivo Fábrica do Saber que, normalmente, abre inscrições para aulas de hidroginástica, natação e alongamento.
Para saber quando abre o próximo período de inscrição, fique de olho no nosso site!