Connect with us

Você sabia que projetos sociais de Petrópolis podem receber o Certificado de Pontos de Memória?

Cidade

Você sabia que projetos sociais de Petrópolis podem receber o Certificado de Pontos de Memória?

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus apoia iniciativas de memória social desenvolvidos por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais

Entidades e coletivos culturais em Petrópolis podem receber o Cerificado de Pontos de Memória. O documento é concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que comprova a realização de projetos e ações pautados na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território.

Fotos: Reprodução @arteemcomumbrejal

Além disso, a certificação habilita essas entidades para participação nas políticas públicas, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.

Quem pode receber o Certificado de Pontos de Memória

Para receber o Certificado Pontos de Memória é preciso que os representantes de entidades e coletivos culturais apoiem e desenvolvam programas, projetos e ações relacionadas à cultura, educação, museologia social e/ou desenvolvimento comunitário.

Fotos: Reprodução @arteemcomumbrejal

Para se enquadrar na certificação também é preciso não ser órgãos e entidades públicas; instituições com fins lucrativos; fundações, sociedades e associações de apoio a instituições públicas; fundações e institutos criados ou mantidos por empresas ou grupos de empresas e entidades paraestatais.

Como solicitar o Certificado

 O documento é solicitado via internet. Para isso, o representante ou coletivo deve acessar ou criar uma conta no site.  Ira para a página e seguir o passo a passo. 

Trabalho desenvolvido no Brejal recebe o certificado

O Ateliê Comunitário Arte em Comum, do Brejal, foi certificado pelo Ibram como Ponto de Memória pelo trabalho desenvolvido pelas bordadeiras. A certificação atesta a Tradição e Cultura do Bordado, como uma técnica artesanal de essência afetiva e peculiar no meio rural, que vem ao longo dos anos se tornando referência, identidade e patrimônio na Comunidade.

Fotos: Reprodução @arteemcomumbrejal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir