Connect with us

Museu Casa de Santos Dumont recebeu mais de 2 mil visitantes em três dias

Turismo

Museu Casa de Santos Dumont recebeu mais de 2 mil visitantes em três dias

A Encantada foi reaberta na última quinta (20), após passar por uma grande reforma

Em três dias, o Museu Casa de Santos Dumont recebeu 2.258 visitantes. “A Encantada” foi reaberta pela Prefeitura de Petrópolis após passar por uma grande reforma, em comemoração aos 150 anos de Alberto Santos Dumont. A reinauguração oficial aconteceu no dia 20, data de nascimento do Pai da Aviação.

Fotos: Divulgação PMP

“Entregamos para a população, uma Encantada, como era carinhosamente chamada por Santos Dumont, totalmente nova. A casa está linda, totalmente acessível, preservada e contando a história do Pai da Aviação”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

Visitação

Dentro da programação do sesquicentenário de Santos Dumont, a visitação no fim de semana foi especial, com gratuidade na sexta-feira (21) e 50% do valor no sábado (22) e domingo (23).

A professora Andreia Ramos fez questão de visitar a nova Encantada. “Achei muito interessante tudo o que vi, a praticidade da casa dele. Tudo muito interessante”, disse a visitante.

Fotos: Divulgação PMP

A fotógrafa Isabela Assis também aproveitou a gratuidade para conhecer a Encantada. Ela se encantou com a forma como ele vivia e algumas invenções ainda estarem preservadas na casa. “O chuveiro é uma invenção surreal e ele dormia em cima da escrivaninha, que ficava ao lado do banheiro. Achei tudo o máximo”, afirmou.

O artista Gustavo Azambuja elogiou a organização do acervo. “A construção da casa é bem diferente, achei tudo bem legal e organizado”, frisou o visitante.

Reforma

O Museu Casa de Santos Dumont foi totalmente reformado pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foram requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes.

Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14-Bis passaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da reforma, o acervo também ganhou peças novas como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família, carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros. A carta foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis e é uma contribuição importante para o acervo.

A Encantada

A Encantada foi construída em 1918, sendo projetada pelo próprio Santos Dumont. O imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do Pai da Aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956, e assim guardasse para sempre as memórias do Pai da Aviação.

O Museu Casa de Santos Dumont recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O acervo conta com itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu, além de invenções, como relógio de pulso e o chuveiro. Chama a atenção na casa as escadas, na entrada e no interior do imóvel, construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.

A visitação do Museu Casa de Santos Dumont acontece de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir