34ª Bauernfest atrai mais de meio milhão de pessoas para Petrópolis
Foram quase 400 horas de apresentações culturais no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá
A 34ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão atraiu para Petrópolis cerca de 520 mil pessoas, durante os dias 23 de junho e 9 de julho. Foram quase 400 horas de apresentações culturais no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá, onde foi realizado o Biergarten. Os números foram estimados pela Defesa Civil de Petrópolis.
Foto: Divulgação
Programação Cultural
Para reverenciar a cultura germânica na cidade, foram 396 horas de programação, com 275 apresentações culturais, sendo 223 com artistas petropolitanos. Os Centros Culturais dos distritos também receberam apresentações de música, dança, teatro, literatura, concursos e oficinas.
“Preparamos uma programação para todos os públicos. Todos puderam aproveitar as atividades que se aproximaram dos bairros que ficam mais distantes do Centro”, disse Diana Iliescu, presidente do Instituto Municipal de Cultura.
Foto: Divulgação
Empresas participantes
Nesta edição, 47 empresas petropolitanas participaram da festa. Foram 65 barracas de comidas, artesanato e food bikes bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. A estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidas cerca de 10 toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja.
Foto: @celiaregina.montenegro
Economia da cidade
O comércio petropolitano registrou alta de cerca de 20% nas vendas durante o evento. “O aumento nas vendas foi percebido no Centro e nos polos de moda. As lojas enfeitadas, com as cores da Bauer, aproximaram o público”, disse Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.
Na van disponibilizada pela Arte, a Associação da Rua Teresa, para levar visitantes da Bauernfest para o polo de moda, foram 117 viagens. Mais de 900 pessoas que passaram pela Rua Teresa, utilizando o serviço gratuito durante a festa.
Espaço na Rua Teresa. Foto: Divulgação
Ocupação hoteleira
A ocupação hoteleira ficou em torno dos 90% nos hotéis e pousadas do Centro Histórico. A movimentação foi grande também nas casas de aluguel por temporada e nos hostels da cidade. “Recebemos casais, grupos, famílias e o hostel é uma opção mais acessível financeiramente. Para nós essa Bauernfest foi muito boa”, comemorou o empresário Marcelo Fernandes.
Foto: Edgar Pujol
Movimento nas estradas
Turistas de todas as partes do Brasil e até do mundo estiveram na cidade para curtir a festa. Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior, comparado ao último fim de semana antes da festa. Cerca de dois mil veículos de turismo acessaram a cidade. A maior movimentação no pedágio de Caxias foi no último fim de semana da Bauern, quando foi registrado um aumento de 35% no movimento. Em Areal, a média de acréscimo de carros passando no pedágio foi de 12%.
Turistas também chegaram a Petrópolis pelo Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen. De acordo com empresa Única Fácil, entre os dias 23 de junho e 09 de julho, foram 31.521 passageiros a mais do que nas semanas normais.
Foto: Serra Drone
“Esta edição da Bauernfest vai ficar para a história. Tivemos um público incrível, boa organização e que só reforça a credibilidade de Petrópolis no turismo do Brasil e do mundo. Estamos realmente muito felizes com o resultado alcançado na 34ª Bauernfest”, comemorou a secretária de Turismo Sivia Guedon.
Veja também:
- 10 motivos para ir ao Festival AgroSerra neste fim de semana, em Secretário
- 10 destaques da programação do Festival Sesc de Inverno nessa semana em Petrópolis
- Oficinas gastronômicas gratuitas acontecem neste mês em Petrópolis; saiba como participar
- Casa Santos Dumont será reinaugurada nesta quinta em comemoração aos 150 anos do Pai da Aviação