Com programação gratuita, 22ª Festival de Inverno de Petrópolis acontece neste mês
Atrações acontecem de 14 a 23 de julho na Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, UNIFASE, Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa Stefan Zweig
De 14 a 23 de julho, o Instituto Dell’Arte promove a 22ª edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis. Serão dez dias repletos de atrações artísticas, em locais como a Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, UNIFASE- Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa Stefan Zweig.
Foto: Divulgação Dellarte
Toda a programação é gratuita, ancorada na “Campanha da Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições carentes da região.
Catedral
O Concerto de Abertura será na Catedral São Pedro de Alcântara, sexta-feira, dia 14 de julho, às 19h30, com a Camerata Antiqua de Curitiba. No programa, o excepcional Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji, em versão reduzida.
A apresentação desta noite promete ser um dos pontos altos do festival, com importantes participações do coro e solistas interpretados pelo tenor Anibal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.
Foto: Divulgação Dellarte
Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal será palco da badalada série Cristal Jazz, que este ano trará shows em diferentes horários: às 18h30m e 20h. Artistas do calibre de Mauro Senise & Cristóvão Bastos, Leo Gandelman, Victor Biglione Trio, Jazz +4 e o Jazz das Minas. Os talentos locais serão representados por estrelas como Karina Duque Estrada, Toco de Graúna, Gavioli Trio, Pablo Vares, Mano a Mano e Encantabreu.
Também no Palácio de Cristal diversas oficinas musicais serão oferecidas, como: Baixo Elétrico, com Cristiano Gavioli; Orquestra de Latofones com Joaquim de Paula; Encontro em Quatro Cordas – Ukulele e Cavaquinho com Bruna Souza e Cante e os Males Espante, com Tainá de Abreu.
Foto: Divulgação
UNIFASE
Este ano, o Instituto Dellarte celebra o início de uma importante parceria com a UNIFASE. O Teatro Sala Arthur de Sá Earp Neto receberá, sempre às 18h30m, a Série Dellarte, concertos de música clássica com os mais representativos artistas do gênero.
A abertura será sábado, dia 15, com o Quarteto Atlântico (Ivan Scheinvar e Thiago Teixeira nos violinos, Luiz Felipe Ferreira na viola e Bruno Valente no violoncelo). O grupo, que completa 10 anos neste ano, apresentará um repertório de peso: obras de Osvaldo Lacerda, Samuel Barber e Beethoven.
Domingo, dia 16, o Duo Gerk & Lima, formado pela soprano Maria Gerk e pelo violonista Marco Lima, apresentará um breve panorama da música de câmara espanhola do século XX para voz e violão.
Quarta-feira, dia 19, será a vez do Trio Elisa Fukuda, com Marcos Aragoni ao piano, Elisa Fukuda ao violino e Moisés Ferreira no violoncelo. No programa, o Trio Op.49 n.1 em ré menor, de Mendelssohn e o Trio Op.70 n.1, em ré maior, de Beethoven.
A programação da Série Dellarte continua quinta-feira, dia 20, com o Trio Aquarius, formado por Flávio Augusto ao piano, Ricardo Amado no violino e Ricardo Santoro no violoncelo. No programa, o Trio em sol maior, Hob. XV: 25, de Haydn, Cinco miniaturas brasileiras, de Villani-Côrtes e as “As Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla.
Sexta-feira, dia 21, a aclamada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, é composta de 58 músicos e tem direção geral do maestro Jony William Villela. Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, traz um programa eclético, com temas de Dominguinhos, Tchaikovsky, Gershwin, Sivuca e Chico da Silva, entre outros.
Foto: Renato Mangolin
Sábado, dia 22, o Duo Braga & Balloussier apresentará peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. O violoncelista Miguel Braga traz em seu currículo concertos com importantes orquestras brasileiras e prêmios em concursos. Katia Balloussier, camerista experiente, desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
O grupo PianOrquestra, criado e com a direção de Claudio Dauelsberg, traz o show de lançamento do álbum “CollectivA” no domingo, dia 23, fechando a programação Série Dellarte na UNIFASE. O repertório inclui os compositores Villa-Lobos e Santoro, Pixinguinha, Hermeto e Egberto, Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).
Foto: Renato Mangolin
Casa Stefan Zweig
A icônica Casa Stefan Zweig, onde morou o famoso escritor austríaco, também receberá programação clássica: o Duo Ruvatto, com a cantora, compositora e atriz Danielly Ruf e o violonista Tacio Prevatto em um programa entusiasmante, “Canções Antigas Espanholas e Obras Latino-americanas para violão”. Já o Duo Ariane Petri (fagote) e Geisa Felipe (flauta) apresenta um repertório inspirado na saga dos exilados, com obras de compositores que imigraram ao Brasil vindos da Europa.
Foto: Bruno Soares
Centro de Cultura Raul de Leoni
O Festival de Inverno também ocupará o Centro de Cultura Raul de Leoni com duas apresentações da peça “Bis, 14 Bis, As Estações de Dumont”, em comemoração aos 150 anos de nascimento do genial Santos Dumont. O sonho de voar, o ato de criar e inventar do pacifista brasileiro será cantado com composições e poesias inéditas recitadas por quatro atores-clowns, em uma mini-opereta com intervenções poéticas.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
O Festival
“São mais de 20 anos de história promovendo o Festival de Inverno, sempre com muita criatividade e parcerias, sem jamais abrir mão da qualidade artística. Colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis, além de impulsionar a economia da cidade, são pilares fundamentais para o Instituto Dell’Arte”, exalta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte.
Segundo o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, “O Festival de Inverno é um evento que vem aquecer ainda mais a nossa alta temporada. A retomada do turismo está a todo vapor, com finais de semana de cidade cheia há pelo menos dois meses. Reflexo do trabalho que vem sendo feito em várias áreas, para recuperar a confiança dos turistas, garantindo segurança e claro, boas atrações, como a tradicional Bauernfest, realizada novamente em seu período original, e o Festival de Inverno nesta segunda quinzena de julho”.
Através de programas de incentivo e parceria com instituições locais, a concessionária Águas do Imperador vem, a cada ano, investindo em ações e eventos que promovem a educação e a cultura acessível para os moradores de Petrópolis.
“Águas do Imperador possui a responsabilidade social, assim como ambiental, em sua essência. Por isso, vemos no Festival de Inverno um evento importante, já consolidado em nossa cidade, que leva cultura e oferece a todos a oportunidade de apreciar a beleza da música clássica e ter contato com uma diversidade de manifestações artísticas que serão apresentadas no evento”, ressalta o diretor de Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
O Festival de Inverno é apresentado pelo Ministério da Cultura, Águas do Imperador e Prefeitura de Petrópolis, patrocinado por Eletrobras Furnas, apoio da UNIFASE, apoio institucional da Prefeitura de Petrópolis, produção da Dellarte, realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal / União e Reconstrução.
Pra anotar aí:
22º. Festival de Inverno de Petrópolis
Quando: de 14 a 23 de julho
Onde: Catedral de São Pedro, Palácio de Cristal, UNIFASE – Teatro Arthur de Sá Earp Neto, Centro Cultural Raul de Leoni e Casa Stefan Zweig.
Todas as atrações têm entrada gratuita
Programação sujeita a alterações
Mais informações neste site