Connect with us

De bisavô para neta: família mantém tradição e produz joias há mais de 100 anos em Petrópolis

Cidade

#PequenosEmpreededores

De bisavô para neta: família mantém tradição e produz joias há mais de 100 anos em Petrópolis

Na terceira reportagem da série “Pequenos Empreendedores”, conheça a história da família Wider, que trouxe a tradição e paixão pelo trabalho de ourives da Hungria para o Brasil

A ourivesaria está na vida da Gisela desde a sua infância. Ainda no século 19, seu bisavô  Josef Wider tinha uma loja em Budapeste, na região central da Hungria, onde fabricava joias e relógios. O ofício passou de geração em geração, chegando no Adalberto, filho de Josef, que veio para o Brasil em 1930. 

Em Petrópolis ele fundou a fábrica Jopebrás – Joias e Pedras Brasileiras. As atividades se encerraram no ano de 2000, com o falecimento de Adalberto, que trabalhou até os seus  92 anos.

Fotos: Divulgação

Aprendizado

Dos manuseios do avô com as peças e a curiosidade pela fabricação, surgiu a paixão de Gisela pelo ramo, o que fez ela manter a tradição da família com a abertura da empresa Atelier da Joia, no ano de 2001.

“Eu aprendi a ourivesaria ainda criança. Sempre trabalhei com essa arte independente. Criar a empresa foi uma forma de ampliar ainda mais o reconhecimento desse trabalho, levando ao público peças autorais, com design próprio, estilo inovador e arrojado. Toda produção é feita de forma artesanal, com as mesmas técnicas aprendidas de geração em geração”, diz a empreendedora.

Fotos: Divulgação

Criação

É da oficina no Bingen, compartilhada com a sócia, Maristela Grilo, que Gisela faz todo o design e dá os brilhos das peças, que são produzidas a partir da escolha das pedras semipreciosas. “Cada peça tem um tempo de execução diferente, podendo levar dias ou até, no mínimo, três horas para ficarem prontas, dependendo do grau de dificuldade e detalhes”, explica. 

Fotos: Divulgação

Do estilo a exclusividade

As joias são  feitas com a intenção de passar uma exclusividade. Gisela ressalta que cada pessoa é única, assim também as joias passam essa singularidade. “As peças são em prata 950, com pedras brasileiras de alta qualidade. Com muita criatividade, sempre inovo o design, com uma visão de formas e estilos variados para o cliente, atendendo a todos os gostos, com originalidade. Essa inovação constante permite a ideia de surpreender, com joias contemporâneas e também clássicas”, pontua Gisela.

Fotos: Divulgação

 Onde encontrar o Atelier da Joia

Além das peças próprias, a empresa aceita encomendas e também fabrica alianças personalizadas.

As vendas são feitas pelo Instagram @atelierdajoiabutik, pelos Correios para todo o Brasil e por agendamento, pelo número  (24) 99252-1410. A ideia de Gisela é expandir as vendas para pontos físicos.

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria com o Atelier da Joia Oficina Butik
Atelier da Joia Oficina Butik no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir