O que aconteceu com a banda pop rock de Petrópolis B5?
Sucesso no início dos anos 2000, os jovens petropolitanos tiveram suas músicas no top de parada das rádios
Formada no final da década de 90, a banda B5 teve como integrantes os irmãos Eduardo (voz e guitarra), Bernardo (bateria) e Lucas Leite (guitarra). Leonardo Lotti (voz e contrabaixo) e Luís Felipe Bade (guitarra solo) completavam o grupo. A banda petropolitana fez sucesso por anos, tendo fim em 2008.
Foto: Arquivo pessoal
Do trabalho de colégio para formação da banda
O trabalho inicial para o colégio, rendeu a banda Bê – nome que mudaria para B5, contratos assinados com grandes gravadoras do Brasil, participações em programas de televisão, músicas mais tocadas nas rádios e videoclipes gravados com artistas famosos da época.
“Nós cinco estudávamos no Colégio Aplicação. Bê, Lucas e Eduardo deram início a banda por causa de um trabalho para escola. Eu estudava violão e fui convidado por eles, logo depois chegou o Luís Felipe para a formação da banda”, lembrou Leonardo Lotti.
Repertório
O repertório da banda era diverso. As apresentações no colégio eram por diversão e os convites para as apresentações nos eventos da cidade foram aumentando, assim como a visibilidade e a responsabilidade dos jovens, que na época tinham entre 11 e 14 anos.
“Com o incentivo e ajuda dos nossos pais, começamos a levar a banda a sério. Mudamos a proposta para pop rock. Éramos muito disciplinados e focados, ensaiávamos e estudávamos. Tivemos muito apoio do colégio também. Todos não mediram esforços para nos ajudar”, diz Léo Lotti.
Foto: Arquivo pessoal
Sucesso
O sucesso da banda foi repentino. Em 2001, assinou o contrato com a gravadora Sony Music e lançou o primeiro CD B5, com composições autorais. A música de sucesso, ‘Matemática’, ficou em 1° lugar no Top 20, do programa da Disk MTV. O videoclipe foi gravado na Universidade Católica de Petrópolis com a participação da atriz Stephany Brito.
O segundo álbum ‘Novo’, veio após quatro anos. os maiores sucessos foram as músicas ‘Algum Lugar’ e ‘Só Mais Uma Vez’, trilha sonora de novela teen ‘Malhação’ e que chegou ao top 10 das rádios. Neste ano os petropolitanos abriram os shows de Simple Plan e Hanson. “Foram várias participações em programas de TV, Faustão, Eliana e Criança Esperança. Foi uma época muito boa para nós”, coloca Lotti.
Fotos: Arquivo pessoal
O fim da B5
Em 2008, os integrantes da B5 resolveram se lançar em novas oportunidades, deixando uma legião de fãs em Petrópolis e pelo mundo carente do pop rock. Sem o contrato renovado com a Sony Music, a banda lançou o single independente “Imparcial”, encerrando os trabalhos e se dedicaram a vida acadêmica.
“Tivemos a oportunidade que poucos jovens da nossa idade poderiam ter. A B5 levou os cinco jovens petropolitanos a outros lugares. Crescemos muito com a música”, finaliza Leonardo Lotti.
Vida após B5
Hoje, os integrantes da B5 levam a vida longe dos holofotes. Veja!
- Bernardo Leite – Trabalha como designer e projecionista, no Rio de Janeiro.
- Lucas Leite – Atua na gestão financeira de um hotel, em Paris.
- Luís Felipe Bade – É guitarrista do cantor Seu Cuca. Trabalha frequentemente com os produtores Paul Ralphes e Rogério Vaz em projetos de artistas de destaque do pop contemporâneo nacional, como: Vitor Kley, Giulia Be e Ana Vitória. Recentemente, contribuiu na trilha da novela Terra e Paixão tocando cordas (guitarra, violões).
- Eduardo Leite – Empresário e diretor de uma empresa de abrasivos, no Rio de Janeiro.
- Leonardo Lotti – É músico e também atua no setor político da Embaixada do Brasil, em Londres.
Veja também:
- Ator petropolitano Marcelo Filho estará no elenco da série Reis, na Record TV
- Petropolitano vem se destacando na Banda Melim e em participações musicais com renomados artistas
- Atriz petropolitana, Letícia Laranja estreia em Terra e Paixão, nova novela da TV Globo
- Petropolitano é o novo integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem