Banda Marcial Frei Aniceto se apresenta na Bauernfest neste fim de semana
Festa do Colono Alemão começa nesta sexta-feira (23). Banda participa dos circuitos pelo Centro Histórico e dos desfiles
Após seis anos de ausência, a Banda Marcial Frei Aniceto – da Escola São Judas Tadeu – volta a participar da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que acontece de 23 de junho a 9 de julho. A banda fará os circuitos pelas ruas do Centro Histórico e os desfiles de abertura e encerramento no Palácio de Cristal.
Foto: Divulgação
Abertura
A Banda Frei Aniceto já inicia sua atuação na abertura da festa, com o Circuito Bauernfest nesta sexta-feira, às 17h, saindo da praça D. Pedro e percorrendo as ruas 16 de Março e Dr. Nelson Sá Earp, praça da Liberdade, av. Roberto Silveira, rua Alfredo Pachá, conduzindo o público até o Palácio de Cristal para a cerimônia oficial.
Fim de semana
No domingo (25), às 10h, participa do desfile de abertura saindo do Museu Imperial, passando pela av. Koeler até o Palácio de Cristal e, no mesmo dia, às 20h, faz novamente o Circuito Bauernfest, porém saindo da praça da Liberdade; dia 09 de julho, às 10h, faz sua exibição mais uma vez no desfile que encerra a festa.
“É da maior importância para nós, da Frei Aniceto, estar de volta à Bauernfest, cuja tradição também faz parte da nossa história. A nova fase da banda vem alcançando bons resultados e presença constante na cidade”, declara o comandante e regente Bernardo Klippel.
Foto: Divulgação
Nova fase
Em 2022, a Banda Frei Aniceto iniciou uma nova fase, quando passou a fazer parte do Dó Ré Mi – dirigido pelo maestro Leonardo Randolfo – com a criação do Programa de Educação Musical implantado pelo grupo, na Escola S. Judas Tadeu.
Trata-se de um projeto de formação musical de excelência, que beneficia a todos os alunos da unidade, com aulas de teoria musical, solfejo, ritmo, percepção e ordem unida, além de instrumentos como trompete, trombone, bombardino, trompa, tuba e percussão. Seus 30 integrantes são todos estudantes do referido colégio.
Sob a direção geral da diretora da escola, Samea Ázara de Carvalho, a direção artística da banda está a cargo do maestro Leonardo Randolfo, com uma equipe formada por vários professores de instrumentos. Fundada em 2002, pela então diretora Mônica Chung, a Banda Marcial Frei Aniceto completou 20 anos.
Em seu currículo constam apresentações em eventos diversos, solenidades públicas e privadas, notadamente nos desfiles de Sete de Setembro. Seu nome foi escolhido em homenagem ao fundador da Escola S. Judas Tadeu, o educador e frade franciscano Frei Aniceto Kroker.
Foto: Divulgação
Pra anotar aí:
Banda Marcial Frei Aniceto na Bauernfest
Quando: 23 de junho (sexta), às 17h; 25 de junho (domingo), às 10h e 20h; e dia 9 de julho, às 10h.
Onde: Circuito Bauernfest e desfiles (Centro Histórico) até o Palácio de Cristal