Connect with us

Petrópolis tem crescimento da população de micos-leões-dourados, aponta estudo 

Cidade

Petrópolis tem crescimento da população de micos-leões-dourados, aponta estudo 

Espécie é ameaçada de extinção e vive majoritariamente no estado do Rio de Janeiro. No dia 15 de junho, uma fêmea foi encontrada na Serra de Petrópolis

Pouca gente sabe, mas os micos-leões-dourados vivem exclusivamente na Mata Atlântica Brasileira, mais especificamente no estado do Rio de Janeiro. Apesar de a espécie estar ameaçada de extinção, um novo estudo do Projeto Sagui Leão Rosalia indica que, pelos resultados preliminares, a população de animais pode estar aumentando em unidades de conservação do estado, inclusive na Serra de Petrópolis.

Foto: Divulgação

A pesquisa é conduzida pelo veterinário Eduardo Rubião, da ONG Pantharpia, e já registrou diversos grupos de animais.

Treze deles foram capturados para avaliação clínica, com biometria, pesagem, sexagem, marcação (microchip, tatuagem, colar numerado), coleta de material biológico (sangue, pelos, fezes), identificação de agentes etiológicos e estudo genético. Todos foram soltos logo em seguida nos mesmos locais de captura.

Fêmea em Petrópolis

Neste mês do Meio Ambiente, uma fêmea de mico-leão-dourado foi encontrada na Serra de Petrópolis, em trecho do Refúgio Silvestre da Serra da Estrela, unidade administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Depois de identificada, ela foi devolvida à natureza no dia 15 de junho. A pesquisa tem o apoio da Concer e do Inea.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir