Connect with us

[Você sabia?] Petrópolis tem o único caso de onça com leucismo do mundo

Cidade

[Você sabia?] Petrópolis tem o único caso de onça com leucismo do mundo

A Puma concolor foi avistada em 2013, no Parnaso, e se caracteriza pela alteração genética que causa a cor branca dos pelos

*Matéria atualizada às 9h30 do dia 17 de julho de 2023

Em Petrópolis, a área de preservação da Mata Atlântica, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) conta com mais de 720 espécies da flora e da fauna, sendo 120 delas protegidas e em risco de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Dentre essas espécies raras está a única onça-parda com leucismo do mundo, que foi flagrada em 2013.

Foto: ICMBio/Monitora/Cronemberger et al 2018

Imagens divulgadas em 2018

Mesmo tendo sido a avistada em 2013, as imagens da onça foram divulgadas apenas em 2018. Em 2019, o animal, que também pode ser chamada de Puma concolor, foi tema de um artigo científico.

O registro do animal foi feito por meio de armadilhas fotográficas do projeto de pesquisa: “Inventário e monitoramento de mamíferos de médio e grande porte no Parnaso”. Na época, a iniciativa foi coordenada pela pesquisadora Cecília Cronemberger de Faria.

Foto: ICMBio/Monitora/Cronemberger et al 2018

Animal “icônico”

O estudo sobre o animal teve como coautor o pesquisador Lucas Gonçalves que, no ano passado, publicou novas imagens do animal em seu perfil no instagram. Na legenda, ele disse que considera a onça-parda com leucismo como o animal “mais icônico da fauna brasileira”.

À Sou Petrópolis, Lucas disse que todas as fotos do animal foram feitos em 2013 em quatro encontros e duas estações. “É um caso único e extremamente raro na natureza. Leucismo é uma característica geneticamente controlada e extremamente rara em animais em geral”, explica.

O pesquisador também contou que depois de 2013, as armadilhas fotográficas não registraram mais o animal na região.

Foto: ICMBio/Monitora/Cronemberger et al 2018

Suposta nova aparição

Em março deste ano, imagens gravadas por moradores da região de Nogueira indicavam o que poderia ser uma nova aparição do animal. Porém, o ICMBio contactou o morador que gravou o vídeo e fez buscas com drones, e a onça não foi vista.

Confira o registro:

Na época, o órgão informou que o vídeo não era conclusivo para determinar se se tratava de uma onça-parda branca ou se sequer era uma onça. Em abril, o ICMBio alertou que a suposta onça gravada em 2023 poderia ser, na verdade, um gato.

Foto: Reprodução

Sobre leucismo

Segundo o ICMBio, o leucismo é uma alteração genética que causa a despigmentação dos pelos de parte ou todo o corpo do animal.

Ao contrário do albinismo, a entidade explica que o leucismo não afeta a íris e outras partes sem pelo no animal e não confere maior sensibilidade à luz do sol. Este tipo de alteração também é raro em mamíferos, mas já houve registro em tigres e leões.

“Este é um animal único no mundo, não tendo sido avistado nenhum outro com a mesma condição. Sua existência revolucionou um pensamento que os biólogos tinham de animais leucísticos. Até seu avistamente, acreditava-se que existiam apenas leões e tigres brancos. Portanto, reforçamos ainda mais a importância de que este espécime seja conservado”, completou o ICMBio.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir