Connect with us

Inverno começa nesta quarta; saiba o que esperar da estação mais fria do ano em Petrópolis

Cidade

Inverno começa nesta quarta; saiba o que esperar da estação mais fria do ano em Petrópolis

Julho será o mês mais frio da estação, que é marcada por baixas temperaturas e tempo mais seco

O inverno começa às 11h58 desta quarta-feira (21) e as baixas temperaturas já estão sendo sentidas em Petrópolis. Nessa segunda-feira (19), por exemplo, foi registrada a segunda madrugada mais fria do ano na cidade, com temperaturas de 5,9°C. Então, o que mais se pode esperar da estação mais fria do ano em Petrópolis?

Foto: @brunabrand

Temperaturas

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas duas últimas semanas de junho, assim como todo o mês de julho, serão marcados, principalmente, pelas baixas temperaturas.

“As temperaturas médias, que são o resultado entre a máxima e a mínima, devem ficar em torno dos 20°C em boa parte do Rio de Janeiro, incluindo Petrópolis. Sendo que julho será o mês mais frio e, em agosto e setembro, a tendência é de aumento nas temperaturas e unidades abaixo dos 20%”, comenta.

Chuvas

Em relação às chuvas, a profissional afirma que a estação será de pouca precipitação. “No inverno temos o predomínio de uma massa de ar seco. Julho já começa a estiagem, ou seja, a diminuição das chuvas. A tendência ao longo desses três meses é de acumulados significativos apenas no sul litorâneo, já no interior, o ar fica mais seco”.

El Niño

Andrea ressalta ainda que o prognóstico climático aponta que, no Rio de Janeiro, as chuvas devem ficar ainda mais abaixo do que o esperado.

“Isso pode ser por conta do El Niño, que tem a característica de diminuir as chuvas no Norte e Nordeste do país e aumenta no Sul. Apesar disso, na região Sudeste, as precipitações devem ficar abaixo da média”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir