Connect with us

Segunda etapa das obras no Túnel Extravasor em Petrópolis continua em fase licitatória

Cidade

Segunda etapa das obras no Túnel Extravasor em Petrópolis continua em fase licitatória

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Cidades (SEIC), o processo licitatório da segunda etapa das obras está em fase final de aprovação, mas obras seguem sem previsão de entrega

Uma das principais ações em andamento para a prevenção de novas tragédias em Petrópolis são as obras do Túnel Extravasor. Em março deste ano, as intervenções de reforço estrutural da construção, desassoreamento e desobstrução foram entregues e o projeto entrou em fase licitatória da segunda etapa das obras, que segue sem previsão de finalização.

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Cidades (SEIC), o processo licitatório da segunda etapa das obras está em fase final de aprovação.

O que falta ser feito?

Esta segunda etapa incluirá obras nas comportas do túnel, além de jateamento de concreto para proteção em volta das paredes e no teto e concretagem no fundo do túnel.

A empreitada, que tem investimento de R$ 74 milhões, pode ajudar a evitar e/ou minimizar as consequências de enchentes na região do Centro Histórico, como ocorreu durante as chuvas de 2022.

Foto: Divulgação

O que já foi feito?

A primeira etapa correspondeu às correções de danos causados pela força da água no túnel devido às chuvas de fevereiro e março de 2022. A galeria, que alivia o alto nível do Rio Palatino, foi construída em 1960 e nunca havia recebido obras.

O Governo do Estado entregou, neste primeiro momento, o túnel com a estrutura reforçada, desassoreada e desobstruída.

Foto: Divulgação

Sobre o túnel

Com construção feita a partir da década de 1960 e finalizada no início dos anos de 1970, o Túnel Extravasor tem cerca de 3,5 km e é um importante sistema que desvia as águas do Rio Palatino, do centro da cidade, para o Rio Piabanha, no Itamarati.

A construção tem início na Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), centro, e segue até a Rua Pedro Elmer, no Itamarati. Toda estrutura é feita de concreto e requer manutenções periódicas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir