Connect with us

Doador de sangue há 13 anos em Petrópolis destaca importância da doação: “Ninguém vence sozinho”

Petrópolis do bem

Doador de sangue há 13 anos em Petrópolis destaca importância da doação: “Ninguém vence sozinho”

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, conheça o petropolitano Humberto Pelegrini, de 58 anos, que, certamente, já ajudou a salvar dezenas de vidas com seu ato de solidariedade

Nesta quarta-feira (14) é celebrado Dia Mundial do Doador de Sangue, visando conscientizar e reforçar a importância da doação.

Ciente do seu papel em prol da sociedade, o petropolitano Humberto Pelegrini é exemplo de solidariedade e empatia. Dos seus 58 anos de vida, 13 são dedicados à doação de sangue em Petrópolis.

“Ouvi na rádio que uma pessoa estava precisando de doação. Fiquei sensibilizado com a necessidade dela e fui direto ao Banco de Sangue Santa Teresa. Neste dia fiz a minha primeira doação e nunca mais parei”, lembra.

Fotos: Reprodução Internet e Arquivo Sou Petrópolis

Atualmente taxista e já com experiência na vida, o petropolitano Humberto se preocupa com o egoísmo das pessoas e reforça a importância de começarmos a dar importância para as necessidades dos outros.

“O que mais me estimula e motiva a ser um doador é ajudar o próximo. Vejo que a cada dia, muitas pessoas estão olhando somente para si mesmas, quando na verdade, devemos estender a mão para os necessitados e que aguardam um olhar amigo,” explica.

Um dos motivos de muita gente optar por não ser um doador de sangue é o medo de sentir dor. Sobre isso, Humberto dá o recado: “Medo está conectado a um estado de alerta. Exatamente: ALERTA, pois alguém necessita de AJUDA. Dor? Eu sentiria dor caso não doasse, pois estaria deixando de ajudar alguém”.

É comum algumas pessoas se tornarem doadoras de sangue após passarem por uma situação traumática e passarem a enxergar a necessidade desse gesto de solidariedade. Embora Humberto nunca tenha precisado de uma doação de sangue, ele explica que doa porque ele quer e sente bem com isso, sem esperar nada em troca.

“Não ajudo pensando em ser ajudado. Ajudo porque me sinto grato por este ato. Me sinto muito feliz por esta oportunidade. Afinal, ninguém vence sozinho”, finaliza.

Falta de doadores recorrentes preocupa Saúde de Petrópolis

Ser um doador desempenha um papel fundamental na saúde pública, salvando vidas e proporcionando esperança para quem precisa. No entanto, são poucas pessoas que se encaixam no grupo de doadores recorrentes.

Consequência disso, manter os estoques sempre abastecidos se torna um desafio diário para os captadores. No Banco de Sangue Santa Teresa existe uma força-tarefa para atrair novos doadores e deixar os estoques na taxa ideal, permitindo respostas rápidas a emergências e tratamentos médicos avançados.

Mas o atual cenário em Petrópolis é preocupante. Segundo Marcela Zilves, enfermeira e coordenadora técnica, os centros de doações estão recebendo 53% a menos de doadores por dia.

“Tudo que é produzido a partir da doação tem validade e, quando não são utilizados, precisamos descartar. Por isso, precisamos de doadores recorrentes para a manutenção dos estoques,” explica.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Para Marcela, nós, seres humanos, somos a única fábrica de sangue. “Todas as vezes que um receptor está em um estado crítico e precisa de sangue para sobreviver, é muito importante que alguém doe para este paciente. A vida de muitas pessoas depende da doação, precisamos de ajuda para aumentar o número de doadores diários”, destaca.

Embora muitos reconheçam a importância de doar sangue, é essencial compreender a necessidade de ser um doador recorrente.

Foto: Divulgação

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da coleta);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece o procedimento);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Não ter diabetes em uso de insulina;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

Consulte a equipe da unidade em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

• Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 com doença sintomática: inaptidão por 10 dias após completa recuperação (precisa estar assintomático e sem uso de medicações como antigripais, antitérmicos ou antibióticos);

• Pessoas com teste diagnóstico para SARS-CoV-2 positivo sem sintomas: inaptidão por 10 dias após a data da coleta do exame;

• Caso tenha tido contato com caso confirmado ou suspeito de Covid-19: inaptidão por 10 dias após o último contato se assintomático;

• Caso apresente sintomas gripais, seguir item 1 mesmo se teste negativo para Covid-19.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir